Hoje nos encontramos em um momento crítico... 

A pandemia global causada pelas atividades humanas e o desequilíbrio da natureza fez com que nosso mundo parasse, e nos demos conta de que o essencial é a saúde do nosso planeta

 

 

Se quiser ajudar, por favor, não faça.

Não faça pelo futuro ou pelo presente. 

Não faça pela sua cidade, pelo seu país ou pelo seu povo. 

Não faça pelas florestas ou pelos rios.  

Não faça por aqueles que trabalham com a terra, terra essa que dá vida e nos nutre. 

Não faça para manter suas raízes e cultura vivas. 

Não faça pela mudança do clima ou pelo planeta.  

Faça por você, porque a natureza não precisa de você. 

Você precisa da natureza.  

Se ajude. 

#FaçaPorVocê

NÃO FAÇA PELO FUTURO NEM PELO PRESENTE 

 

© Miguel Angel de la Cueva

A conservação da natureza é nosso legado
e nosso futuro

Há 30 anos, a Conservação Internacional implementa soluções que beneficiam tanto a natureza como as pessoas que dependem dela para sobreviver.  

Focamos em conservar a natureza e o conhecimento tradicional, estimulando a produção sustentável e melhorando a capacidade de governos e comunidades para o uso integral dos recursos naturais.  

Saiba mais

 

CONHEÇA O TRABALHO DA CI NA AMÉRICA LATINA

 

top_arrow

 

NÃO FAÇA PELA SUA CIDADE, PELO SEU PAÍS OU PELO SEU POVO

 

© Cristina Mittermeier

O bem-estar das pessoas depende do bem-estar da natureza

Na Conservação Internacional, sabemos que os ecossistemas saudáveis são a base essencial para que a economia prospere. E é possível garantir a proteção do capital natural – água, floresta, sociobiodiversidade – melhorando as cadeias produtivas sustentáveis da floresta. No projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, apoiamos o fortalecimento da produção sustentável florestal de base comunitária e contribuímos para a valorização e conservação dos recursos naturais da região.

Saiba mais

 

top_arrow

 

NÃO FAÇA PELAS FLORESTAS OU PELOS RIOS

 

As florestas fazem com
que a vida seja possível 

O mundo perdeu quase a metade de suas florestas para a agricultura e para a exploração de recursos naturais. Entretanto, o valor dos benefícios que as florestas proporcionam é imenso: florestas tropicais como a Amazônia representam ao menos 30% das soluções para frear os efeitos da crise climática.  

Sabemos que, com esforços conjuntos e integrados, a Amazônia pode ser conservada. As unidades de conservação e as áreas privadas têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável da região e na redução do desmatamento, essenciais para a manutenção dos serviços que a natureza fornece para a sociedade brasileira e mundial.

Saiba mais

 

top_arrow

 

   

NÃO FAÇA POR AQUELES QUE TRABALHAM COM A TERRA, TERRA ESSA QUE DÁ VIDA E ALIMENTA 

 

A terra que nos dá tudo que
precisamos para comer... por enquanto

Tudo que comemos vem da natureza. Alimentar o planeta enquanto conservamos a natureza é um dos maiores desafios de nossos dias. A Conservação Internacional trabalha buscando soluções para a crise alimentar mundial. Apoiamos pequenos agricultores para que possam aumentar a produção de maneira sustentável.  

No projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento, a Conservação Internacional se junta a agricultores, comunidades tradicionais e parceiros para estimular e proporcionar a agenda de produção agrícola sustentável na região do Matopiba, no Cerrado.

 

Saiba mais

 

top_arrow

 

   

Não faça para manter suas raízes e cultura vivas

 

Estamos ao lado dos verdadeiros guardiões da floresta

Na busca de um planeta equilibrado, precisamos estar apoiar os povos tradicionais que vivem na floresta pois eles são seus verdadeiros guardiões. Por isso, trabalhamos com povos indígenas desenvolvendo conhecimento, credibilidade e confiança com nossos parceiros. Em 2011, o Fundo Kayapó foi o primeiro mecanismo financeiro de longo prazo a apoiar povos indígenas no Brasil. Desde então, estamos trabalhando para apoiar a o desenvolvimento plena e eficiente de comunidades tradicionais. 

Saiba mais

 

 

top_arrow

 

   

NÃO FAÇA PELA MUDANÇA DO CLIMA OU PELO PLANETA

 

Podemos aproveitar os ecossistemas para nos ajudar na adaptação 

A mudança climática está acontecendo e devemos nos adaptar agora. Não podemos isso fazer sem a natureza. O foco da atuação baseada nos ecossistemas para a adaptação do clima está na conservação, restauração e gestão sustentável dos ecossistemas naturais.  

Por meio de nossas alianças estratégicas, a CI-Brasil já ajudou a proteger mais de 290 mil hectares marinhos com a criação das reservas extrativistas de Corumbau, Canavieiras e Cassurubá, na Bahia. No total, 3,9 mil famílias que dependem da pesca tradicional foram beneficiadas com direitos exclusivos de pesca no local e com a conservação da biodiversidade. 

 

Saiba mais

 

top_arrow

 

   

FAÇA POR VOCÊ, PORQUE A NATUREZA NÃO PRECISA DE VOCÊ. VOCÊ PRECISA DA NATUREZA.

Se ajude.

   

Cada um de nós tem o papel de assegurar o futuro da nossa saúde e o bem-estar das pessoas, plantas, animais e ecossistemas do planeta.  

Aqui apresentamos uma lista de pequenos passos
que você pode seguir para se ajudar e ajudar a natureza: 

 

Se informe

Esse é o primeiro passo para se tornar um cidadão responsável que começa a pensar, atuar e viver de forma verde.  

Viaje de forma sustentável

Na próxima vez que sair de férias ou fizer uma viagem de negócios, considere as formas de reduzir as emissões de carbono. 

Consuma de forma consciente

Está cada vez mais fácil saber os efeitos que os produtos que compramos provocam na natureza e o que você consome do meio ambiente. 

Reduza o seu consumo de carne

Comer sem consumir carne pelo menos um dia por semana pode reduzir o impacto no planeta. 

Coma mariscos e peixes de pesca sustentável

Coma em restaurantes e compre em supermercados que respeitam o ciclo natural de reprodução dos pescados. 

Beba café sustentável

O café cultivado na sombra de árvores saudáveis produz um grão saboroso que também ajuda a proteger o planeta ao dar um lar para espécies únicas e absorver as emissões de carbono da atmosfera.  

Minimize sua pegada de carbono

Reduzindo o consumo de energia ou combustível, utilizando meios de transporte como a bicicleta. 

Influencie seus amigos, família e comunidade

Seu exemplo pode inspirar muito aqueles que estão ao seu redor. Seja líder da mudança. 

Elimine plásticos de uso único

Reduza o descarte de plásticos, participe dos programas de reciclagem no seu bairro e apoie a saúde dos ecossistemas frágeis. 

   

FAÇA POR VOCÊ E PELA NATUREZA

Conservar a natureza e seus benefícios é uma obrigação, não um luxo. Junte-se à comunidade de pessoas que apoiam nossos esforços de conservação por todo mundo.     

 

top_arrow