Tapajós Sustentável e Resiliente

© Thiago Camara

 

Tapajós Sustentável logo

O Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente apoia o desenvolvimento de cadeias produtivas florestais sustentáveis na bacia do Rio Tapajós, no Estado do Pará. Dentre as ações do projeto está previsto o apoio às cadeias produtivas florestais não-madeireiras, o beneficiamento da produção madeireira comunitária, estudos estratégicos sobre as cadeias produtivas florestais e seu posicionamento no mercado e o fortalecimento de organizações sociais atuantes no território. Aliado à missão da Conservação Internacional, o projeto pretende conservar a natureza promovendo o bem-estar humano por meio da valorização dos saberes dos povos tradicionais e de sua relação de cuidado e proteção da terra.

 

Nosso objetivo

Fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis de base comunitária da região do Tapajós.

Como Trabalhamos

O Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente é uma iniciativa da CI Brasil com apoio financeiro do Fundo Amazônia e será implementado em quatro Florestas Nacionais do Tapajós (Crepori, Tapajós, Trairão e Itaituba I). Sabemos que os desafios na região são grandes devido à pressão da expansão de commodities, pecuária, mineração clandestina e comércio ilegal de madeira, entretanto, é um dos centros de endemismo de biodiversidade da Amazônia e possui uma riqueza social e cultural que precisam ser conservadas e valorizadas.

 

Casa de Farinha don Maria
© Thiago Camara

Nossas Ações

  • Plano de manejo florestal sustentável de base comunitária e infraestrutura de exploração
  • Plano de negócios florestal de base comunitária do Tapajós
  • Unidade de beneficiamento madeireiro instalada na FLONA Tapajós
  • Capacitações técnicas
  • Estudo de previsão de demanda da cadeia produtiva madeireira
Flona-Tapajos-2
© Thiago Camara

Programa Saberes Florestais

O Programa de Capacitação Saberes Florestais do Tapajós será desenvolvido durante toda a vigência do projeto Tapajós Sustentável e Resiliente. O programa irá abordar diversos temas ligados a produção florestal sustentável e ao fortalecimento organizacional das associações, cooperativas e grupos informais atuantes na bacia do Tapajós. O Saberes Florestais do Tapajós transcende as fronteiras das Unidades de Conservação que estão no escopo do projeto para ser um programa de maior abrangência territorial. Queremos formar um ambiente de desevolvimento de capacidades, onde cursos, treinamentos, oficinas e intercâmbios deverão promover trocas e disseminação de conhecimentos e novos saberes sobre a produção florestal na bacia do Tapajós.

Amazonian children playing at Igarapé
© Flavio Forner

Amazônia

A Amazônia está presente em 49% do território nacional. Com grande diversidade biológica, cultural e abundância de recursos naturais, vivem neste bioma cerca de 20 milhões de pessoas. A floresta é sinônimo de riqueza, abundância e prosperidade. Reconhecer essa vocação florestal é fundamental para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis.

 

Documentos do Projeto

 

Para conhecer os conselheiros, os dados de transparência e mais informações sobre a CI-Brasil, clique nos links abaixo. Para mais informações escreva para info@conservation.org.