Turismo + Sustentável

Em um lugar onde a natureza impera, queremos transformar a sustentabilidade em valor para impulsionar o desenvolvimento local

© Flávio Forner


A natureza e as pessoas podem prosperar juntas

A região dos Abrolhos, no extremo Sul da Bahia, é um dos locais onde podemos mostrar que isso é possível. As áreas protegidas da região resguardam a riqueza cultural e uma biodiversidade única na terra e no mar que favorecem o desenvolvimento do turismo sustentável.

A Conservação Internacional atua há mais de 20 anos no território e, há 6 anos, de maneira mais intensa conectando turismo sustentável e áreas protegidas. O turismo é importante para o desenvolvimento econômico, social, cultural, histórico e ambiental nesse território e tem potencial para unir e disseminar práticas e produtos sustentáveis.

Unindo aprendizados e as relações de parceria que foram construídas no território, desenvolvemos o programa Turismo + Sustentável para mobilizar, integrar e qualificar o setor do turismo, inovar nas oportunidades de geração de renda e tornar as potenciais iniciativas mais sustentáveis.




mapa-turismo


O DESAFIO

A região tem vocação para o turismo e apresenta uma biodiversidade única, o que cria oportunidades para geração de renda e de bem-estar aliados à conservação da natureza, por meio do turismo sustentável. O turismo pode ser um aliado para a conservação e pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico da região. O grande número de turistas que visita a região Abrolhos Terra e Mar anualmente gera renda para as comunidades locais, mas o turismo ainda não acontece de forma sustentável. O vazamento do óleo que atingiu a costa Norte e Nordeste do Brasil em 2019 e a pandemia de coronavírus, que iniciou em 2020, também causaram muitos prejuízos socioeconômicos à região e somam aos desafios históricos já existentes. 

NOSSA VISÃO

Por meio do empreendedorismo de impacto social e soluções baseadas na natureza, buscamos a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável que respeite a natureza, as pessoas e fortaleça a economia regional. Vamos construir essa realidade por meio de parcerias, tendo como base a ciência, estímulo à inovação, fomento à equidade de gênero, a qual poderá servir de modelo de desenvolvimento para outras regiões do país.  



 

OS NÚMEROS

1,3 mil espécies de vida marinha, sendo reconhecida como a maior biodiversidade marinha Atlântico Sul

R$ 1,8 bilhão movimentado em atividades turísticas na Bahia no 3º trimestre de 2019

6,8 milhões de hectares de ecossistemas oceânicos terão a conservação fortalecida

80 mil empregos gerados pelo turismo na região

1,4 milhão de turistas visitam a região todos os anos

 

© Keith A. Ellenbogen

Nossas soluções 

  • Rede participativa com agentes locais, desenvolvendo estratégias, conceito e identidade da região para promover o turismo sustentável; ​
  • Fortalecer o setor por meio de capacitações, treinamento, assessoria e estímulo ao empreendedorismo;​
  • Implementar um plano de marketing e comunicação para divulgar a iniciativa e potencializar o turismo sustentável na região;​
  • Fortalecer o uso público nas áreas protegidas da região.


Seleção de Negócios para Mentoria no Programa Turismo + Sustentável

O processo de seleção de negócios para mentoria dentro do programa Turismo + Sustentável foi encerrado.

Foram 54 iniciativas inscritas com excelentes perfis e abrangendo todo o território Abrolhos Terra e Mar.


Confira abaixo as iniciativas selecionadas, que receberão 6 meses de mentoria e capacitação a partir do dia 22/10/2021:

  • Associação dos trabalhadores da Praia de Santo André - Barracas do Pontal
  • Bahia Active Roteiros de Bicicleta
  • Canto de Jurema Corumbau
  • Casa de Paixão Caraíva
  • Eco Turismo Ambiental
  • Operadora de turismo comunitário da Resex Canavieiras
  • Pousada Comunitária Chez Amado
  • Scuba Turismo
  • Terra Brazilis Eventos e Turismo (Brazilis Travel)
  • Trilha Maturembá Zabelê




Perguntas Frequentes

Nosso principal objetivo é desenvolver o turismo sustentável por meio da valorização do empreendedorismo, das cadeias de valor sustentáveis e da integração do trade turístico local.

Faremos seis entregas principais: - Criação colaborativa de uma Rede de Turismo + Sustentável - Apoio dos integrantes com treinamentos, assessoria e guia de boas práticas - Mentoria de alguns negócios e iniciativas que farão parte da Rede - Criação de uma governança para gestão da Rede de forma autonoma - Fortalecimento das Unidades de Conservação do território - Criação de um plano de marketing e comunicação

Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália

O projeto iniciou em janeiro/2021 e está previsto para finalizar em dezembro/2022.

O turismo de natureza está em crescimento exponencial e a região tem atrativos naturais, culturais e históricos únicos, incluindo diversas unidades de conservação, mas que precisam ser melhor estruturadas para se fortalecerem como meio para geração e distribuição de renda local. Além disso, para garantir o futuro dessa importante atividade econômica que é o turismo, o destino, as comunidades e os negócios precisam atuar de uma forma cada vez mais sustentável, conservando o que há de mais valioso para esse destino turístico. E para isso estamos formando uma rede com os principais atores do setor de turismo do Extremo Sul da Bahia, agregando apoio de especialistas do mercado, para juntos construirmos um turismo ainda melhor para a região. Se isso faz sentido para você, venha fazer parte dessa transformação.



Você tem interesse em participar dessa iniciativa?
ENTRE EM CONTATO





CI-BRASIL_barra_logos_turismo_sustetavel


© Conservation International/photo by Russell A. Mittermeier
© Art Wolfe/ www.artwolfe.com
© Flavio Forner