NOSSAS FUTURAS FLORESTAS - AMAZÔNIA VERDE

 

 

NOSSO DESAFIO

A floresta tropical amazônica, um dos maiores sumidouros de carbono do mundo e lar da biodiversidade mais rica do planeta, está em crise. Os incêndios induzidos pelo homem, a agricultura e a extração de madeira estão empurrando a Amazônia para um ponto de viragem que terá consequências irreversíveis para as pessoas, a vida selvagem e o planeta. Para evitar isso, não podemos nos dar ao luxo de perder as florestas restantes.

Os povos Indígenas e as comunidades locais possuem legalmente pelo menos um quarto da Amazônia. Apoiar a gestão dessas terras é fundamental para proteger a Amazônia das ameaças do desenvolvimento insustentável e da mudança climática.

 

 

RESUMO DO PROJETO

Nossas Futuras Florestas–Amazônia verde, está trabalhando para conservar até 12% da Amazônia — cerca de 73 milhões de hectares — até 2025. Apoiado pelo governo francês, o projeto é uma das prioridades de conservação da Aliança para a Proteção das Florestas Tropicais, uma iniciativa para a proteção, restauração e manejo sustentável das florestas tropicais. O projeto promove e apoia as iniciativas de conservação de 26 grupos Indígenas e comunidades locais, fornecendo-lhes as ferramentas, treinamento e financiamento necessários para administrar suas terras e promover a conservação geral da Amazônia. As atividades do projeto beneficiarão mais de 68.000 homens, mulheres e crianças. O projeto também oferece uma oportunidade de ajudar a fechar as brechas de gênero, contribuindo para a liderança das mulheres e destacando seu papel como atores-chave nos processos decisórios locais, nacionais e regionais de conservação. É dada atenção especial à aplicação do Consentimento Livre, Prévio e Informado (FPIC) e outras abordagens baseadas em direitos para a equidade de gênero.

 

IMPLEMENTAÇÃO

Nossas Futuras Florestas–Amazônia Verde se concentrarão em quatro áreas-chave:
Proteger e melhorar a gestão das terras dos povos Indígenas e das comunidades locais
Trabalhando em conjunto com organizações Indígenas e autoridades locais para aumentar a quantidade de terras sob proteção e apoiar uma melhor gestão das terras Indígenas existentes e zonas-tampão, utilizando uma combinação de conhecimentos tradicionais e novas tecnologias. Também estamos apoiando o desenvolvimento de planos de manejo de terras onde eles não existem atualmente, e diretrizes para o manejo dos recursos naturais e do patrimônio cultural.
Melhorar as oportunidades de treinamento de liderança e desenvolvimento profissional
Fornecer ferramentas para desenvolver a capacidade técnica e envolver os tomadores de decisão através de programas destinados a melhorar as habilidades de negociação, financeiras, administrativas e de comunicação. O projeto apoia novos líderes, fornecendo treinamento estratégico para mulheres e jovens. Para mais informações, consulte o Programa de Bolsas de Estudo para Mulheres.
Identificação de cadeias de valor e mecanismos financeiros sustentáveis
Aumentar o potencial de acesso ao financiamento para estratégias de subsistência e ideias comerciais em apoio ao desenvolvimento sustentável e bens que não contribuem para o desmatamento na Amazônia. O projeto trabalha para facilitar o acesso ao financiamento climático e de conservação e desenvolver oportunidades inovadoras.
Melhorar a advocacia para a Amazônia
Compartilhe as lições aprendidas em toda a Bacia Amazônica para ajudar os líderes Indígenas e locais a entender a mudança climática, os esforços contínuos de mitigação e adaptação, e as negociações e acordos de conservação em andamento. Além disso, apresentar esforços e resultados a um público mais amplo, participando de eventos internacionais de conservação.

 

 

NO BRASIL

No Brasil o projeto será implementado em 14,4 milhões de hectares nos estados do Acre, Pará e Mato Grosso. No total, 16,2 mil indígenas serão impactados, entre eles os das os Kayapó, Ashaninka, Yawanawa, Zo’e e etnias que vivem no Alto Xingu. Serão nossos parceiros na implementação a Associação Yawalapiti (Amapã), Associação Floresta Protegida (AFP), Instituto Raoni (IR), Associação Ashaninka do Rio Amazônia (APIWTXA) e Associação Sociocultural Yawanawá. (ASCY).

 

Nossas Futuras Florestas–Amazônia Verde é financiada pelo governo francês e pela Conservação Internacional (CI). Clique aqui para ler a ficha técnica do projeto. Para mais informações, favor contatar Luz Adriana Zuñiga, Diretora de Comunicação.