O CONTEXTO
A conjuntura que vivemos pede ações urgentes. O ano de 2024 registrou as temperaturas mais altas da história, enquanto a humanidade por ter ultrapassado sete dos nove limites planetários, como a concentração de carbono na atmosfera e a perda de biodiversidade. A ciência é clara: as mudanças climáticas enfrentadas hoje são causadas por ações humanas, especialmente pela emissão de gases de efeito estufa. Os eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais frequentes e mostram a necessidade de respostas imediatas e robustas.
Diante desse cenário, a natureza se mostra como nossa maior parceira. As Soluções Baseadas na Natureza (SBN), entre elas a restauração de paisagens, representam pelo menos 30% da ação necessária para enfrentar a crise climática. Com “tecnologia” acessível e escalável, a natureza podem remover grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, gerar benefícios múltiplos essenciais para as pessoas, como segurança hídrica e alimentar, oportunidades econômicas, cultura e bem-estar.
No mundo, estima-se que um bilhão de hectares de áreas degradadas ou desmatadas possam ser restaurados sem comprometer a produção de alimentos das comunidades locais. No Brasil, as condições para a restauração são favoráveis: o país já estabeleceu metas nacionais ambiciosas, como restaurar 12 milhões de hectares até 2030, e assumiu compromissos internacionais relevantes, como o Acordo de Paris.
Para transformar esses compromissos e benefícios em resultados concretos, a Conservação Internacional (CI-Brasil) lidera um amplo movimento para acelerar e ampliar a restauração de paisagens, em parceria com comunidades locais, governos e setor privado.
O QUE É RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS?
A restauração ecológica busca recuperar a vegetação nativa de áreas degradadas, ajudando a restabelecer o equilíbrio da natureza. Ela pode ser implementada por meio de diferentes técnicas, como o plantio de mudas ou a remoção de espécies invasora - dando espaço para que a própria natureza retome seu processo de regeneração.
Quando ampliamos o olhar para além da área específica e pensamos na escala da paisagem, a restauração ganha novas dimensões, principalmente a social. Em áreas rurais, muitas vezes marcadas por desigualdade e falta de apoio, a restauração pode se tornar um caminho para inclusão social, geração de renda e desenvolvimento local.
Assim, a restauração de paisagens pode ser entendida como um processo que une a recuperação da natureza com a melhoria do bem-estar humano, trazendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.
POR QUE RESTAURAR?
BENEFÍCIOS PARA O CLIMA
BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS
Retorno sobre investimento
Cada dólar investido na restauração de ecossistemas pode gerar até US$ 110 em benefícios econômicos, demonstrando um retorno potencial substancial.
BENEFÍCIOS PARA A BIODIVERSIDADE
Resiliência das espécies
A recuperação de habitats naturais cria condições favoráveis para a sobrevivência e reprodução de uma diversidade de espécies.
Conservação dos Ecossistemas Marinhos
Ao reduzir o escoamento de nutrientes para áreas costeiras, a restauração de paisagens ajuda a conservar recifes de corais e bancos de algas. Além disso, a recuperação de manguezais é vital para a conservação da biodiversidade e possui alta capacidade de armazenar carbono.
DANDO ESCALA À RESTAURAÇÃO NO BRASIL
Desde 2017, temos avançado na missão de ampliar os benefícios da restauração em larga escala na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.
+ 58 mil
hectares em processo de restauração
+ 146 milhões
de mudas nativas plantadas
+ 145 mil
postos de trabalho criados em comunidades locais
+ 762 mil
toneladas de CO2 a serem removidas da atmosfera em 30 anos
Até 2030, a meta é ter 500 mil hectares em restauração no Brasil.
COMO FAZEMOS
Para alcançar esses resultados, nossa equipe especializada atua em colaboração com comunidades locais, governos, empresas, organizações sem fins lucrativos, coletivos de restauração e instituições internacionais. A CI-Brasil organiza sua estratégia em três abordagens principais, que buscam maximizar o impacto e a escalabilidade dos projetos, ao mesmo tempo em que fortalecem a estruturação do setor de restauração.

PILOTO
Junto a parceiros locais, coordenamos projetos em áreas estratégicas que ampliam benefícios para as comunidades, contribuem para a mitigação climática e promovem a conservação da biodiversidade. Esses projetos funcionam como experiências demonstrativas que testam, combinam e aprimoram diferentes técnicas de restauração, conciliando práticas inovadoras com os conhecimentos e diálogos estabelecidos com as comunidades, povos indígenas, proprietários rurais e demais atores da cadeia da restauração.
Um exemplo é a Priceless Planet Coalition (PPC), iniciativa global de restauração da Mastercard que conta com a CI-Brasil para restaurar 6 mil hectares na Amazônia e na Mata Atlântica.

MERCADO
Trabalhamos com o setor privado para fortalecer a conexão entre a restauração e o mercado e garantir a viabilidade econômica da agenda. Nossas iniciativas estão relacionadas a modelos de negócios e cadeias de valor da restauração ou aos seus ativos, como capital e áreas, para financiar e fortalecer a escala da restauração.
O nosso papel como Conselheira de Impacto do BTG Pactual Timberland Investment Group (TIG), que busca captar US$ 1 bilhão para restaurar 275 mil hectares de terras degradadas no Brasil, Uruguai e Chile, ilustra essa abordagem. A CI-Brasil assegura que as aquisições de terras sigam critérios ambientais rigorosos e legais, além de apoiar práticas agrícolas de baixo impacto e emissões reduzidas de carbono.

POLÍTICA
Atuamos em colaboração com governos e instituições para fortalecer a governança e criar um ambiente regulatório favorável à restauração em larga escala. Nessa abordagem estão as atividades mais abrangentes, que envolvem grandes territórios, regras e regulamentações, partes interessadas e o processo de tomada de decisão em nível subnacional ou nacional.
O Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), por exemplo, tem nas suas metas a recuperação de 28 mil hectares da Amazônia por meio da regeneração natural assistida e restauração ativa. A iniciativa adota uma abordagem integrada que fortalece governos locais, estimula uma economia sustentável baseada na floresta e amplia a cooperação regional entre os principais parceiros na proteção da biodiversidade e dos benefícios da natureza para as pessoas.
ONDE ATUAMOS?
Territórios com projetos de restauração de paisagens da CI-Brasil em 2025. Crédito: Conservação Internacional / Andre Justen.
.png?sfvrsn=75aaab91_0)
CONHEÇA NOSSAS INICIATIVAS
INSCREVA-SE NO NOSSO BOLETIM
Ao enviar o formulário para receber o boletim "Restauração na Rede", confirmo que estou ciente e autorizo o compartilhamento de informações com a Conservação Internacional, conforme a política de privacidade da organização.
ENTRE EM CONTATO
Quer construir parcerias de impacto? Entre em contato com nossa equipe e vamos cultivar soluções para um futuro possível em conjunto.