O Que Você Pode Fazer?

Se você está lendo isso, você está pronto para agir. Além de doar, estar informado e compartilhar notícias com seus amigos e familiares, você quer fazer alguma coisa. Você não precisa fazer coisas grandiosas. Ao prestar atenção de onde vem a madeira que você compra ou o café que você bebe, se vem de uma floresta sustentável, você já pode fazer uma grande diferença.

Aqui estão algumas ideias simples, mas importantes, por onde começar.

 

Repense seus Trajetos

© Trailnet

Esta ideia não é nova - as caronas e ciclovias têm surgido em cidades de todo o mundo. E com razão. Se cada um de nós decidisse estacionar nossos carros e ir de bicicleta para o trabalho, iríamos economizar bilhões de litros de gasolina por ano. Cada quilômetro percorrido retém quase meio quilo de CO2 da atmosfera.

Tudo o que precisamos fazer é um curto passeio de bicicleta de 6 quilômetros para evitar quase 6 quilos de poluentes no ar que respiramos.

Se a bicicleta não for uma opção, pense em usar o transporte público ou ir pegar carona com os colegas de trabalho.

Mas se você tem que dirigir, ainda assim há muito que você pode fazer:

  • Escolha um veículo eficiente. E faça manutenção para reduzir as emissões de gases poluentes.
  • Remova o peso extra no porta-malas para aumentar a eficiência de combustível do seu carro. Quanto mais pesado o carro, mais combustível ele consome.
  • Certifique-se de que seus pneus estão corretamente calibrados. Para descobrir quanto ar ele deve ter, consulte o manual.

 

 

Reduza seu consumo de energia

© Chris Pritchard

Deixar a sua casa mais eficiente em termos de energia pode ajudar a reduzir as contas altas de luz, ajudar a melhorar o conforto na sua casa e proteger o meio ambiente. Quando você comprar eletrodomésticos ou outros produtos para a casa, escolha aqueles que foram certificados de forma independente para economizar energia e ajudar a evitar efeitos que causem consequências o agravamento das mudanças climáticas.

Não se esqueça de também usar esses aparelhos de maneira eficiente:

  • Ajuste a temperatura do seu refrigerador entre 3 e 5 graus.
  • Coloque o freezer entre -18 e -15 graus.
  • Lave apenas cargas cheias nas suas máquinas de lavar louça e roupa. E ar seco quando possível.
  • Retire os dispositivos da tomada quando não os usar.

 

 

Compre de maneira inteligente

As coisas que você compra todos os dias podem tornar o mundo ainda mais sustentável - e existem maneiras de fazer isso.

Por exemplo, você pode apoiar a produção de óleo de palma sustentável, que está em mais de 50% dos produtos que você consome no dia a dia, escolhendo produtos com o selo da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO). Você pode fazer o download do guia de compras da RSPO para garantir que seus cereais, biscoitos e sabonetes contenham apenas óleo de palma sustentável e certificado.

Procure também o logotipo do Forest Stewardship Council (FSC) para produtos de madeira e papel em lojas domésticas e material de escritório. Esta etiqueta certifica que o produto foi cultivado de forma responsável e colhido em terras manejadas de forma sustentável. Ao fazer compras para o almoço ou jantar, por exemplo, procure alimentos e bebidas com o selo Rainforest Alliance Certified ou verifique se eles vêm da produção orgânica.

 

 

Beba café sustentável

© Leonel Mijangos

Quando se trata de reduzir o impacto ambiental de um hábito diário, como tomar café, muitas pessoas fazem sua parte substituindo os copos descartáveis por copos reutilizáveis. Sim, é um passo importante para reduzir o desperdício. Mas você sabia que a escolha do café pode ter um impacto social e ambiental positivo?

Por exemplo, quando o café é cultivado sob a sombra das árvores, é produzido um café saboroso que também ajuda a proteger o planeta, fornecendo habitat para espécies únicas e absorvendo as emissões de carbono da atmosfera. Outros fatores importantes no café sustentável incluem a manutenção da qualidade do solo e do habitat natural nas fazendas, bem como a diminuição do uso de herbicidas, pesticidas e fertilizantes químicos.

 

 

Consuma pescados sustentáveis

© Gary Stokes

Nem todos os frutos do mar são criados da mesma forma, mas você pode ajudar a manter os oceanos e rios do planeta, saudáveis e equilibrados. Escolha comer peixes que tenham sido pescados de maneira sustentável. Suas opções podem ajudar a mudar a demanda e pressionar os fornecedores a melhorar as práticas para que todas as pescarias sejam melhor manejadas.

Como saber quais produtos são de origem sustentável?

Para começar, certifique-se de comer em um restaurante que respeite os períodos de defeso da pesca e descubra quais tamanhos devem ter peixe e frutos do mar no supermercado e nos restaurantes. A Conservação Internacional tem um programa chamado Pesca + Sustentável, que além de incentivar e capacitar comunidades de pesca a manejar o pescado, garantindo assim a reprodução dos peixes e frutos do mar em longo prazo, rastreiam a cadeia produtiva dos produtos até a mesa do restaurante, até os pescados serem preparados pelos chefs. Saiba mais em www.pescamaissustentavel.org.br

 

 

Um dia da semana sem carne

© Tessa Mildenhall

Não comer carne apenas um dia por semana pode reduzir muito seu impacto no planeta. É fácil não pensar no ambiente quando você está mordendo um hambúrguer suculento, mas pense nisso:

  • A produção de apenas um hambúrguer requer cerca de 1.850 litros de água - a maior parte da qual é usada para cultivar o grão que alimenta o gado.
  • Como a criação de boi exige grandes áreas de terra, as áreas de floresta geralmente são cortadas para também alimentar e cultivar o pasto para o gado. A pecuária extensiva representa 80% do desmatamento da Amazônia. De acordo com uma estimativa, para cada cabeça de gado, dois campos de futebol da Amazônia foram destruídos. Um dia sem carne. Vale a pena tentar.

 

 

Despediçar menos comida

© Robin Moore/iLCP

Somos todos culpados por jogar fora comida em algum momento - de fato, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano, pelo consumo humano. E é fácil esquecer os impactos ambientais.

Mas o desperdício de alimentos contribui com a emissão de bilhões de toneladas de gases de efeito estufa. Quando você entra em um supermercado, por exemplo, cerca de 3,3 milhões de toneladas de emissões já estão a caminho da atmosfera devido à produção, processamento e transporte de alimentos que são eventualmente desperdiçados. Quando chega ao aterro sanitário, a decomposição de resíduos orgânicos gera metano, um potente gás de efeito estufa que gera 23 vezes mais calor na atmosfera do que o dióxido de carbono. Mais de 20% de todas as emissões de metano são provenientes de aterros sanitários.

As perdas de água por meio do desperdício de alimentos acontecem em casa, mas também ocorrem por meio de métodos ineficientes de coleta, transporte, distribuição, processamento e armazenamento de alimentos. Nos Estados Unidos, aproximadamente 30% dos alimentos são jogados fora, ou cerca de 11 bilhões de galões de água. Os cientistas estimam que poderíamos reduzir o consumo global de água em mais de um terço, se pudéssemos evitar a perda e o desperdício de alimentos.

 

Segundo o World Resources Institute, os cerca de 1,3 milhões de toneladas de alimentos perdidos ou desperdiçados a cada ano no mundo representam 45 trilhões de litros de água.

A boa notícia é que reduzir o desperdício de alimentos é muito fácil - você só precisa planejar um pouco mais. Várias organizações desenvolveram listas de conselhos, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que fizeram parceria e lançaram uma campanha global Think Eat Save.

Algumas sugestões simples:

  • Antes de ir às compras, planeje suas refeições; e faça uma pesquisa do que realmente é necessário em sua geladeira e despensa.
  • Prepare tamanhos de refeições razoáveis.
  • Congele ou reutilize as sobras.
  • Guarde o produto que sobrou em conservas, congelamento, vácuo ou desidratado.