O FUTURO É AGORA: TURISMO REGENERATIVO

 

 

Um roteiro de até 26 dias no Extremo Sul da Bahia passando por paisagens deslumbrantes na Mata Atlântica, experiências de tirar o fôlego no Oceano Atlântico Sul e imersão na cultura de comunidades locais e povos indígenas. Tudo isso apoiando a conservação da natureza para o bem-estar das pessoas. É bom demais para ser verdade?

Acredite se quiser, este roteiro já é uma realidade. Em 2023 a FUTURI - Aliança pelo Turismo Regenerativo lançou o Roteiro Futuri, que conecta o visitante a áreas naturais protegidas, comunidades tradicionais e negócios de turismo comprometidos com práticas mais sustentáveis.

O turismo tem um papel a cumprir no combate às crises do clima e da biodiversidade. Estudos globais apontam que a emissão de gases que causam o efeito estufa por turismo e viagens podem representar até 11% de todas as emissões feita pelo homem, ou seja, 5.4 bilhões de toneladas de CO2. Essa responsabilidade gera também uma oportunidade para se construir um setor que lidera a transição.

 

© NICO FERRI
© NICO FERRI

 

 

"O turismo é um ativo importante de transformação e conscientização. A Conservação Internacional trabalha em parceria com comunidades locais para apoiar a construção de destinos que sejam adeptos a práticas mais sustentáveis e regenerativas, ou seja, que geram impacto positivo na natureza e nas pessoas. Práticas que fortaleçam a cultura local, que valorizam e protegem as riquezas naturais, gerando empregos descentes e renda estável", afirma Thais Guimarães, da CI-Brasil.

Transitando entre a floresta e o mar, o Roteiro Futuri oferece ao visitante inúmeras experiências únicas, entre elas, uma imersão no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, região mais biodiversa do Atlântico Sul, com mergulho, observação de baleias-jubarte e outros animais da região; intercâmbio cultural em comunidades pesqueiras, na Reserva Extrativista (Resex) Cassurubá, Corumbau ou Canavieiras, e com comunidades indígenas, como na Aldeia Tibá com o povo Pataxó, localizada dentro do Parque Nacional do Descobrimento; passando por aventuras de imersão na Mata Atlântica como as trilhas dentro do Parque Nacional do Pau Brasil ou subindo o icônico Monte Pascoal, também em parque nacional.

Construído de forma colaborativa, o guia percorre os municípios de Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras. "Além dos seis municípios, o roteiro percorre oito unidades de conservação federais, oferecendo a oportunidade de uma imersão em experiências autênticas, que honram uma Bahia genuína, onde a natureza, a cultura e as pessoas tecem juntas um mosaico de histórias e encantos únicos", conta Thaís Guimarães, da CI-Brasil.

 

Mapa interativo disponível no site da Futuri

 

 

2023 foi um ano de consolidação da Futuri e evolução do seu modelo de governança

  • Destaque na mídia em portais como: Um Só Planeta, Exame, Panrotas, Estado de Minas, Valor Econômico, Veja, entre outros - Saiba mais ;
  • Apoiou a criação e implantação das Trilhas de Longo Curso no Extremo Sul da Bahia, junto à Rede Brasileira de Trilhas e Ministério do Turismo;
  • Formalização do apoio institucional do Ministério do Turismo à Futuri;
  • 189 aliados participaram de encontros bimestrais "Boas Práticas na Prática";
  • A aliança atingiu o número de 200 aliados.

 


O turismo regenerativo busca não apenas minimizar os impactos negativos que o turismo pode causar sobre destinos e comunidades, mas também deixar um impacto positivo nos lugares visitados, nos moradores destes destinos e no próprio visitante.