Costa Equatorial

 

O litoral da Amazônia

Para além da floresta e do rio existe o mar. Da pujança da foz do Amazonas ao magnífico recorte nos litorais amapaense, paraense e maranhense, a região costeira da Amazônia impressiona por sua beleza cênica e atributos singulares.

A foz do Rio Amazonas e outros rios menores na costa norte do Brasil proporcionam um conjunto de características únicas nas regiões costeira e marinha adjacentes. O grande aporte de nutrientes e água doce desses rios propiciou a formação de grandes estuários e o desenvolvimento de extensos e produtivos manguezais. A vegetação que cresce do Rio Oiapoque, no Amapá, à Baía de São Luiz, no Maranhão, forma a maior faixa contínua de manguezais do mundo, cobrindo cerca de 1 milhão de hectares.

Nesse litoral habitam muitas comunidades tradicionais, onde famílias de pescadores extraem diversos tipos de pescado e ajudam a proteger esses importantes berçários da vida marinha, que fazem da região a maior produtora de caranguejo no Brasil.

Conservar para prosperar

Cerca de um milhão de pessoas vivem nesta região litorânea, distribuídas em 29 municípios e mais de 4.500 comunidades, das quais cerca de 480 estão em áreas formalmente designadas como unidades de conservação. Do conjunto de áreas protegidas na região, se destacam as Reservas Extrativistas nos estados do Pará e Maranhão e as unidades de proteção integral na costa do Amapá. Um conjunto de propostas de criação e ampliação destas unidades também está sendo discutido, visando ampliar a governança e a proteção dos ambientes naturais e das comunidades tradicionais que neles vivem. Essas comunidades se organizaram muito nos últimos anos e serão grandes parceiros para as transformações desejadas nesse território.

A CI-Brasil acredita que é possível promover melhoria nas vidas dos habitantes desse litoral amazônico através da promoção de cadeias produtivas sustentáveis, especialmente aquelas ligadas ao extrativismo de base comunitária.

Para isso, a CI-Brasil aposta na sua capacidade de cultivar parcerias estratégicas na região e influenciar - com uma base sólida em ciência - os rumos do desenvolvimento nesse território, demonstrando as virtudes de uma sociedade que protege seu capital natural, produz riquezas de modo sustentável e estabelece uma governança participativa e transparente.

Nosso objetivo

Contribuir para o desenvolvimento do território e na melhoria da qualidade de vida das populações que se beneficiam de seu capital natural de forma sustentável.

Nossa estratégia

  • Contribuir para melhorar a governança da porção marinha do território, através da ampliação de rede de unidades de conservação marinhas, protegendo habitats críticos e espécies ameaçadas;
  • Tornar a pesca na porção costeira do território uma atividade mais sustentável;
  • Desenvolver arranjos nas cadeias de comercialização que agreguem valor ao pescado, trazendo benefícios aos pescadores da região;
  • Atuar como agente integrador dos diferentes atores do território nas discussões sobre a ocupação e uso sustentável dos ambientes costeiros e marinhos, utilizando processos e ferramentas de planejamento e gestão territorial;
  • Contribuir para a geração e organização de informações científicas sobre os ecossistemas da região, como subsídio à conservação e uso sustentável dos recursos naturais.