Sementes para o Futuro

 

Promovido pela Conservação Internacional e o Museu do Amanhã, o Seminário Sementes para o Futuro tem como objetivo reconhecer e compartilhar diferentes visões sobre o valor da natureza e apontar soluções do presente para um futuro mais saudável, justo e próspero para todos.

 

Somos uma das espécies mais perigosas do planeta. Isso porque os impactos da atividade humana são uma grande ameaça à biodiversidade da Terra. Após a Revolução Industrial, mudamos nosso jeito de viver. Nossa relação com a natureza foi alterada. Nos alimentamos e consumimos mais, ocupamos praticamente todos os ambientes terrestres com uma população que cresce exponencialmente, moldamos o planeta em um longo processo de degradação ambiental.

Vivemos um momento histórico onde o futuro do planeta e das próximas gerações está sendo decidido e a mudança que precisamos só pode ser coletiva. Como transformar perspectivas de valor em um mundo diverso, multicultural, com diferentes cosmovisões? Como achar um caminho que respeite o valor do outro sem deteriorar o meu? Como integrar visões para o bem comum?

Neste mês, em que celebramos o Dia da Terra, a Conservação Internacional e o Museu do Amanhã convidam você a participar do Seminário online Sementes para o Futuro, que abordará nos dias 22 e 29 de abril diálogos sobre o futuro que queremos construir e quais caminhos devemos seguir para vivermos em um planeta mais próspero para todos.


 

 

Dia 22 | Jovens líderes para o futuro

17h, YouTube do Museu do Amanhã
Em que áreas avançamos e onde mais precisamos avançar? Nesta mesa, temos o encontro de Amanda Costa, ativista formada em Relações Internacionais e empreendedora no Perifa Sustentável; Marilene Batista, jovem liderança da Reserva Extrativista de Cassurubá, e Muká Yawanawá, curandeiro do povo Yawanawá. Abordaremos o papel dos jovens nas transformações, por meio de um resgate cultural de conexão com a natureza, para um mundo mais sustentável.

Dia 29 | Soluções no presente para o futuro

17h, YouTube do Museu do Amanhã
O que estamos fazendo para a construção de amanhãs mais sustentáveis? Nesta mesa, mediada pela jornalista Daniela Chiaretti, teremos um debate com a participação de Luciana Villa Nova, gerente de Sustentabilidade da Natura e responsável pelo Programa Amazônia; Fabio Scarano, professor de ecologia da UFRJ, e Francisco Piyãko, ativista indígena e liderança do povo Ashaninka. Abordaremos as soluções praticadas no presente que buscam mitigar os efeitos dos desafios ambientais vividos em todo o planeta, para alcançarmos o futuro que queremos.

 

 


Qual é o futuro que queremos construir e quais caminhos seguir? Vamos debater juntos!

 

CONVIDADOS

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAIS


Thomas Lovejoy

Biólogo e ambientalista

Considerado um dos principais líderes do movimento ambientalista e o “pai da biodiversidade”, termo que ele cunhou originalmente como “diversidade biológica”, Lovejoy atuou em conselhos de ciência e meio ambiente durante os governos Reagan, Bush e Clinton e também foi o principal consultor de biodiversidade do Banco Mundial e especialista em meio ambiente para a América Latina e o Caribe. É bacharel em ciências e doutor em biologia pela Universidade de Yale e atua como professor universitário no Departamento de Ciência e Política Ambiental da George Mason University, além de fazer parte do conselho deliberativo da Conservação Internacional e ser  membro sênior da Fundação das Nações Unidas.

Pedro Bial

Jornalista e apresentador

Pedro Bial é jornalista, apresentador, escritor, cineasta e poeta brasileiro. Como correspondente internacional cobriu acontecimentos históricos. Foi apresentador dos programas Fantástico e Big Brother Brasil. Hoje está à frente do talk-show Conversa com Bial. Deu voz à Floresta na série "A Natureza está falando" da Conservação Internacional.

 

DIA 22 | JOVENS LÍDERES PARA O FUTURO


Amanda Costa​

Ativista e empreendedora no Perifa Sustentável

Formada em Relações Internacionais, Amanda empreende o PerifaSustentavel, é colunista da Agência Jovem de Notícias e atua como mobilizadora de redes do Youth Climate Leaders. Liderança Forbes Under 30, Amanda tem o objetivo de mobilizar jovens para construírem um planeta inclusivo, colaborativo e sustentável, através das redes Embaixadores da Juventude da ONU, Global Shapers Community e United People Global.

Marilene Rocha Batista

Pescadora e liderança jovem da Reserva Extrativista de Cassurubá

Liderança jovem da Reserva Extrativista do Cassurubá, na Bahia, Marilene nasceu em uma família de pescadores, vive da pesca, foi candidata a vereadora em Caravelas e é representante do Conecta Juventude, iniciativa de articulação de jovens no âmbito da Resex Cassurubá com finalidade de promover o fortalecimento comunitário a partir do protagonismo da juventude

Muká Yawanawá

Liderança espiritual da aldeia Matrinchã

Muká é da floresta. Da cura. Da reza. Passa, ao falar, uma paz. Paz que te escuta. Acolhe. Muká será Pajé. Está nesse caminho. Estuda plantas medicinais e diz que elas são os remédios que o mundo precisa.

Miguel Moraes (Moderador)

Diretor Sênior de Programas na Conservação Internacional

Miguel Moraes é biólogo, possui mestrado em botânica tropical e doutorado em sustentabilidade e políticas públicas. Atualmente, Miguel atua como diretor sênior de programa na Conservação Internacional e como presidente do Comitê Nacional de Membros da União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

DIA 29 | SOLUÇÕES NO PRESENTE PARA O FUTURO


Rachel Biderman (Fala de abertura)

Vice-Presidente sênior das Américas para a Conservação Internacional

Rachel é Ph.D. em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, graduou-se em direito pela Universidade de São Paulo e tem dois mestrados em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo e estudos jurídicos internacionais pela American University Washington College of Law em Washington, D.C. Ela também atuou como bolsista do Programa de ciência, tecnologia e sociedade da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Sérgio Besserman (Fala de abertura)

Ambientalista, economista e Conselheiro da Conservação Internacional

Sérgio é ambientalista, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, faz parte da administração do Centro Brasil no Clima e estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do  Instituto de Pesquisas  Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tendo participado do  Executive  Program  On  Climate  Change  &  Development, no Harvard  Institute  for  International  Development, da Harvard  University.

Luciana Villa Nova

Gerente de Sustentabilidade da Natura e responsável pelo Programa Amazônia

Luciana Villa Nova é casada, tem um filho de 8 anos, Henrique. Farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de São Paulo, é especializada em Administração de Empresas e Gestão da Sustentabilidade e possui Mestrado Executivo na FGV/SP em Gestão para Competitividade em Sustentabilidade. Está na Natura desde 1996, quando entrou no programa de trainees da empresa e ao longo dos anos ganhou experiência em várias áreas de Inovação de Produtos, como P&D de Produtos e Embalagens, Gestão de Redes Científicas e Gestão Técnica de Unidade de Negócios e Sustentabilidade. Desde 2010 na área de Sustentabilidade, já liderou a coordenação do Planejamento Estratégico de Sustentabilidade, frentes de Gestão da Biodiversidade e Programa Amazônia,  que inclui projetos de uso sustentável de produtos e serviços da sociobiodiversidade,  a Estratégia de Impacto Social e de Causas e Cultura para Sustentabilidade.

Fabio Scarano​

Professor de ecologia da UFRJ

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fábio é autor de livros e membro da Sociedade Linnean de Londres. Atuou em posição de liderança em importantes ONGs no Brasil e ganhou dois Prêmios Jabuti de Literatura, na categoria Ciências Naturais. Também foi autor principal para o primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC; 2011-2014), para o quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC; 2011-2014) e autor principal coordenador para o Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES; 2015-2018).

​Francisco Piyãko

​ Liderança Ashaninka e Coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá

Desde a adolescência Piyãko tem ajudado a organizar o povo Ashaninka para defender seu território. Foi secretário e assessor dos Povos Indígenas no governo do Acre, assessor da Presidência da Funai e continua atuante nas conquistas de políticas públicas para os povos da floresta.

Daniela Chiaretti (Moderadora)

Jornalista

Formada em jornalismo pela ECA-USP, há 16 anos é repórter-especial do Valor Econômico. Cobriu todas as conferências de clima da ONU desde 2008, na Polônia, algumas de biodiversidade e as conferências ambientais da ONU Meio Ambiente, no Quênia. Foi ao Ártico e à Antártica e em todos os continentes escrevendo matérias ambientais. Viajou à Amazônia mais de 40 vezes. Suas áreas de interesse são as relações entre o equilíbrio ambiental, o desenvolvimento e a redução da pobreza. Procura compensar as emissões de gases-estufa de suas viagens escrevendo sobre tudo o que vê, as pessoas que encontra e os desafios climáticos. Daniela faz parte do comitê editorial do Amazon Rainforest Journalism Fund (Amazon RFJ), apoiado pelo Pulitzer Center, desde a fundação.

 

 

Anota na agenda!

Seminário Sementes para o Futuro

Datas e horário: 22 e 29 de abril, às 17h

Onde? No YouTube do Museu do Amanhã

Esperamos por você!

 


 

Assine nossa Newsletter

Receba informações sobre o trabalho da CI-Brasil no seu e-mail. 

Assine agora

 

 

Grupo no Telegram

Clique aqui para participar - Infos do evento e projetos CI-Brail

Particpe