BLUEPRINTS

Modelos inéditos de investimentos que conservam a socio-biodiversidade

 

 

A natureza fornece benefícios vitais, inigualáveis e contínuos para toda a humanidade. Investir no nosso planeta é investir no nosso futuro

Os ecossistemas e a biodiversidade são indispensáveis para a qualidade de vida das pessoas e os impactos negativos das atividades humanas na natureza tem interferência direta, entre outras frentes, na economia. O relatório sobre os Riscos Globais 2024 do Fórum Econômico Mundial considera que, nos próximos 10 anos, os quatro principais riscos mais graves para os mercados e negócios são os fenômenos meteorológicos extremos, alterações críticas nos sistemas terrestres, perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas e a escassez de recursos naturais. A poluição também aparece entre os dez riscos mais graves. Com mais da metade do PIB mundial dependente da natureza e seus serviços, o interesse em combater a perda de natureza e de biodiversidade tem promovido diálogos sobre as formas de financiamento para a natureza entre o setor público, privado e filantrópico.

Para cobrir a lacuna atual de financiamento para a biodiversidade, é necessário ampliar o volume de recursos financeiros para a natureza, o que inclui destravar e diversificar outros fluxos de capital para a biodiversidade e ativos ambientais e, consequentemente, garantir um fluxo sustentável de serviços ecossistêmicos para o futuro.

Neste contexto, a Conservação Internacional (CI-Brasil) e Sitawi Finanças do Bem se uniram para desenvolver blueprints de investimento em conservação — os primeiros no Brasil. Foram trabalhados três modelos de investimento que possuem como objetivo exemplificar como investidores podem alocar seus investimentos em negócios que geram retornos financeiros, ao mesmo tempo que geram impactos socioambientais significativos.

 

Quer acessar os Blueprints de Investimento em Conservação da Biodiversidade? Receba direto no seu e-mail.

*  Campos obrigatórios
Termo de aceitação *