VANESSA LÓES É

O LAR

 

Enquanto a ​Terra vai ficando mais lotada, nossos habitats enfrentam novos riscos.​

 

Quais são as ameaças?

Escassez de alimentos: 83 milhões de pessoas a mais a cada ano.

A saúde da nossa casa determina a quantidade de comida que há para comer. Hoje em dia, quase 1 bilhão de pessoas estão sem comida suficiente - e a demanda por alimentos está prevista para dobrar até 2050. A indústria agrícola mundial é responsável por 80 por cento do desmatamento a cada ano, bem como o consumo de 70 por cento da água doce disponível do planeta. Para alimentar a nossa população crescente, temos de encontrar formas sustentáveis de utilizar os nossos recursos naturais.

 

Água doce é um recurso em perigo: 50% da população enfrenta escassez de água.

Acesso à água potável é um direito humano que está sendo negado a muitos de nós. Mais de 99 por cento da água doce na Terra não está prontamente disponível para consumo humano. As Nações Unidas estimam que metade da população mundial enfrentará escassez de água nos próximos 15 anos. Como o aquecimento global acentua os extremos climáticos e modifica os ciclos das chuvas, é mais importante que nunca fortalecer os ecossistemas que provêm água para o nosso consumo. Infelizmente, grande parte dos nossos rios e lagos já estão poluídos demais para a pesca ou a natação.

 

Economias baseadas na natureza: 1 em 3 pescarias estão sobre exploradas.

A natureza fornece os meios de vida em todas as regiões do mundo - mas muitas vezes a um custo elevado para o planeta. A indústria da pesca gera centenas de milhões de postos de trabalho, mas as pescarias não regulamentadas e ilegais retiram dos oceanos 11 milhões de toneladas de peixe por ano. Como resultado, quase um em cada três recursos pesqueiros do mundo são sobre explorados ou esgotados. Da mesma forma, os produtos florestais nas economias em desenvolvimento frequentemente representam de 20 a 40 por cento do rendimento anual de uma família. Mas 11 bilhões de dólares em receitas oriundas da extração ilegal de madeira estão indo para grupos do crime organizado todos os anos em áreas como a Amazônia - colocando os ecossistemas locais em perigo.

 

 

As soluções

Proteger a nossa casa – para que a nossa casa possa continuar a nos proteger.​​​

 

© Luciano Candisani/iLCP

Mudanças Climáticas

Um dos grandes desafios do nosso tempo, as mudanças do clima estão sendo cada vez mais percebidas em nosso dia-a-dia. Como um grande processo global, ainda há muito a ser feito para reduzir a intensidade dessas mudanças e nos preparar para o que pode vir por aí.

 

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!