NIS Video Playlist​

Config

EditSmall Super Title:Juliana Paes é[Optional]
EditTitle:A FLOR
EditYoutube Ids Array:9aNggSGYhR4Separate with comma
EditLoop VideotrueTrue
EditBackground Image XLarge:/CIModules/SP13Legacy/images/flower_bg_xlarge.jpg
EditBackground Image Large:/CIModules/SP13Legacy/images/flower_bg_large.jpg
EditBackground Image Medium:/CIModules/SP13Legacy/images/flower_bg_medium.jpg
EditBackground Image Small:/CIModules/SP13Legacy/images/flower_bg_small.jpg
EditEmail SignUp Message:
EditEmail SignUp Thank you Message:Obrigado!
Editno_welcome:trueTrue
Remove this module

 

Singela, delicada, e muito bela: assim é a Flor. Se engana quem acha que ela é apenas mais um “rostinho bonito.” Nós dependemos muito mais dela do que imaginamos.

 

Qual a Importância das Flores?

São responsáveis pela reprodução das plantas

Mais de 80% de todas as espécies de plantas com flores e aproximadamente ⅔ dos cultivos agrícolas do mundo dependem de agentes polinizadores. Serviços de polinização são fornecidos tanto pela natureza, principalmente abelhas, mas também muitas borboletas, mariposas, moscas, besouros e vespas, além de outros invertebrados, aves e mamíferos, como pela gestão comercial de espécies de abelhas.

Elas dependem dos agentes polinizadores

Aproximadamente dois terços dos cultivos ao redor do mundo necessitam de assistência para a polinização de suas flores. Polinizadores também são essenciais para a manutenção de populações de plantas em todo o mundo. Das cerca de 240 mil espécies de plantas com os polinizadores conhecidos, quase 220 mil são polinizadas pelos animais e as demais dependem da água ou do vento.

Seus maiores inimigos são os inseticidas

Inseticidas utilizados para matar as pragas agrícolas também matam os agentes polinizadores. Embora seja difícil atribuir um valor monetário dos serviços prestados por todos os polinizadores, não é difícil imaginar um mundo sem essas criaturas. Sem flores, haveria escassez de alimentos, e a sobrevivência dos seres humanos seria quase impossível. Até o momento, não existe solução tecnológica que substituiria a polinização natural. Como os agentes polinizadores dependem de plantas nativas e seus habitats para viver e se alimentar, é preciso garantir a existência das flores, se quisermos continuar mantendo os cultivos agrícolas das quais nós dependemos para sobreviver.

Disponibilidade permanente de alimentos

As flores fornecem um estoque permanente de comida para os agentespolinizadores. Muitos polinizadores, como pássaros, morcegos e borboletas, migram longas distâncias e dependem de flores que produzem néctar para se alimentar durante estas viagens. Ao mesmo tempo, as plantas nativas ao longo dessas rotas de migração requerem o auxílio de polinizadores para aumentar a produção de sementes. É um grande ciclo que depende de vários agentes e no final do processo traz alimento para nossa mesa.

 

O Que Fazemos a Respeito?

Nós, da Conservação Internacional, acreditamos que um mundo com flores é um mundo mais saudável, sustentável, e muito mais belo! Por isso, trabalhamos em projetos de reflorestamento, e de garantia da alimentação sustentável. A flor é só o começo de um grande ciclo que traz água e alimento para os seres vivos. Ela depende de água, das florestas, dos agentes polinizadores e de outros serviços ambientais que só a natureza pode proporcionar. E esse é o nosso papel: conservar a natureza e manter o bem-estar humano.

 

Semeando Águas no Paraguaçu

A bacia hidrográfica do Paraguaçu é uma das mais importantes para o estado da Bahia, sendo fundamental para o abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. Mais de 3 milhões de pessoas dependem das águas deste rio, cuja bacia se estende por mais de 55 mil km2, abrangendo 86 municípios e 10% do território do estado. O Paraguaçu tem suas nascentes em áreas de Caatinga, Campos de Altitude e encraves de Mata Atlântica na Chapada Diamantina. Das nascentes até a foz, na Baía de Todos os Santos, o rio percorre 600 km, cruzando uma região com alta diversidade social, cultural e ecológica.

Paisagens Agrícolas Sustentáveis

As atividades agrícolas e a pecuária dependem dos serviços que são fornecidos pela natureza, como disponibilidade de água, solo fértil, presença de polinizadores, clima estável, entre outros. Ao mesmo tempo, essas atividades também impactam fortemente os ecossistemas e os recursos naturais dos quais tanto dependem. Mas como conciliar a grande vocação brasileira para a agricultura e a proteção dos serviços ambientais vitais para a própria produção agrícola?

 

As vozes

Lenine

Lenine

"Hoje eu faço as turnês em função das plantas que eu quero ver, em função dos biomas que eu quero conhecer. E isso virou um grande prazer. Tudo que me comove e me incomoda vai surgir nas canções que eu faço. É como uma crônica. A gente está vivendo um momento impar, onde as soluções passam pelo indivíduo para chegar no coletivo. Meu pai já falava que pela primeira vez no planeta tinha uma espécie que estava sobrepondo outras e reformatando o planeta. O ser humano é só mais uma espécie."

Thiago Lacerda

Thiago Lacerda

O homem que se distancia da natureza, se distancia de si mesmo, de entendimento do é a propria espécie. Essa convivência tem que ser respeitosa, saudável, atenta, cuidadosa e poderosa ao mesmo tempo. Quando você dá para natureza, ela te devolve. Não há dúvidas que isso que acontece com o planeta vem principalmente do modus operandi da vida moderna do homem urbano, que desconsidera o equilíbrio da natureza como meio de sobreviver e se beneficiar disso. Essa reconexão é fundamental para um movimento de retorno, de reeducação, de de quem nós somos de verdade.

Zeca Camargo

Zeca Camargo

A mudança climática é uma relação que as pessoas acham muito distante, sobretudo aqui que é um país tropical. Mas é tudo um sistema só. O que acontece do outro lado da terra e não no nosso quintal, aquilo vai ter uma influencia direta. E qualquer desequilíbrio vai afetar o nosso espaço. Quando a gente tem uma vida muito urbana, esse retorno é muito importante. Toda vez que eu reencontro com a natureza é uma maneira de equilibrar essa vida tão maluca que a gente tem na cidade.

Vanessa Lóes

Vanessa Lóes

“Eu fiquei muito feliz com o convite. Me identifiquei com o Lar, como pessoa, com esse movimento de casa, de família, de se sentir acolhido em algum lugar. Eu tento trazer isso para a minha família de todas as formas. A minha relação com a natureza é de total comunhão. Eu acho fundamental que a gente possa defendê-la, cuidar dela e passar isso para que todos também possam ter. A natureza para mim é vital. É a essência da vida.”

Camila Pitanga

Camila Pitanga

“É mais uma maneira de estarmos acordando, iluminando as pessoas para uma realidade que é nossa, que é do mundo. Essas chuvas, essas enchentes, essas calamidades climáticas que a gente coloca como se fosse “culpa da natureza” e não vê a nossa responsabilidade nisso. Ela tem uma independência de nós mas ao mesmo tempo nós a afetamos com a nossa destruição, com o nosso esbanjamento de consumo, com a nossa cegueira.”

Maria Bethânia

Maria Bethânia

"Eu participei da campanha 'A Natureza está Falando' pelo mesmo motivo que me leva a cantar: fé no planeta azul, hoje borrado pela estupidez e ignorância. Faço parte da natureza. Ela é a grande força, e tudo está entrelaçado."

Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro

"Acho que o oceano tem milhares de coisas pra dizer pra gente. Mas eu acho que não é o que ele tem a dizer, é o quanto a gente está aberto pra escutar, assimilar e estar disposto a algum tipo de transformação, algum tipo de atitude, mesmo que seja pequena, mas de algum tipo. Acreditando nisso que eu quis colaborar e, se eu puder ajudar de alguma forma, eu acho que estou fazendo a minha parte. Isso é pelo oceano, é por ele."

Maitê Proença

Maitê Proença

"Estou muito contente de participar desta campanha. Pelo que ela pretende, porque ela é linda, e muito bem produzida, eu acho que isso é um diferencial que vai fazer com que as pessoas se encante com as ideias que nós vamos veicular, e pela CI, da qual eu faço parte, como conselheira, com muito orgulho."

Juliana Paes

Juliana Paes

"Eu fico muito feliz quando sou convidada pra participar de causas dessa natureza. É tão gostoso poder saber que a gente está plantando sementinhas na cabeça das pessoas! Esse é um tema tão delicado e tão dificil de chegar no coração das pessoas, e eu fiquei muito feliz com a iniciativa."

Max Fercondini

Max Fercondini

"Eu nunca me vi como um recife de corais, eu nunca imaginei que eu pudesse, na minha carreira artística, interpretar um sistema orgânico tão grande. Ele se mostra belo, grande e capaz de abrigar tanta vida. Acho que foi isso que me conquistou."

Gilberto Gil

Gilberto Gil

Pedro Bial

Pedro Bial

"Eu tenho medo da floresta. Eu, como ser humano, todas as vezes que eu estive dentro da floresta, eu percebi que existe um fascínio total, um fascínio revestido de medo, pois a sua insignificância berra. E dar voz a um personagem que você teme não é fácil. Acredito que, quando a floresta ganha uma voz humana, quem sai engrandecida é a voz humana: a floresta só empresta mais um pouco de sua grandeza."

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!