Carlos burle É

A ONDA

É HORA DA ONDA

Na Década dos Oceanos definida pela ONU, a ciência nos alerta que precisamos proteger 30% dos oceanos do planeta até 2030. Entretanto, a movimentação para a criação de áreas marinhas protegidas ainda está abaixo do que precisa ser feito para evitar os impactos mais dramáticos da crise climática. Os oceanos são a origem e o motor de toda a vida na Terra, mas o lixo, a crise climática e sobrepesca estão levando a um aumento sem precedentes do nível do mar, ao aquecimento das águas e à perda da biodiversidade.

A Onda deu seu recado. Nós temos uma solução.

Globalmente, há milhares de locais onde as ondas de surfe coincidem com ecossistemas marinhos e costeiros biologicamente diversos. Historicamente, a comunidade de surfe está conectada à conservação já que a prática do esporte depende do oceano e de ecossistemas costeiros saudáveis. Os surfistas e amantes do mar têm potencial para protagonizar ações de conservação dos ecossistemas de surfe, regiões que também sustentam os meios de subsistência de comunidades locais.

Pensando nisso, em 2022, a Conservação Internacional e o Instituto APRENDER Ecologia lançaram a parceria Ecossistemas de Surfe Brasil para apoiar o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) na criação de uma rede de reservas de surfe na costa brasileira para conservar os ecossistemas marinhos e garantir que esses lugares não se percam, ao mesmo tempo em que gerem renda para as comunidades que ali vivem.

 

 

Alimento
3 em cada 7 pessoas dependem de frutos do mar como principal fonte de proteína
Lazer
Entre 5 e 7 milhões surfam no Brasil, sendo o 2º esporte mais praticado no país
Economia
O potencial econômico de boas ondas chegam a US$ 18 milhões por ano

 

 

A Onda está falando. Você está ouvindo?

Apoie esta iniciativa.

Doe Agora

 

 

 

A NATUREZA ESTÁ FALANDO

Com a série A Natureza Está Falando, a Conservação Internacional dá voz à natureza. O objetivo: relembrar por que a conservação é importante e reforçar uma mensagem simples - a natureza não precisa de pessoas. As pessoas precisam da natureza.

A série inclui filmes que personificam diferentes aspectos da natureza narrados por alguns dos maiores artistas brasileiros: Maria Bethânia, Rodrigo Santoro, Juliana Paes, Maitê Proença, Gilberto Gil e Pedro Bial uniram suas forças para dar voz à natureza.

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!