INDÍGENA JOÊNIA WAPICHANA RECEBE PRÊMIO NA SEDE DA ONU

dezembro 18, 2018

Membro do Conselho Indígena Global da Conservation International,; Joênia Wapichana representa a construção de um futuro melhor.

Na foto acima: Kristen Walker Painemilla, (vice-presidente sênior Centro para Comunidades e Conservação), Minnie Degawan (Diretora do Programa de Povos Indígenas da CI), Joênia Wapichana e Alli Cruz (Gerente do Programa de Povos Indígenas da CI).

A Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York entregou nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, o Prêmio de Direitos Humanos das Nações Unidas para a brasileira Joênia Wapichana, primeira indígena a ser eleita deputada federal na história do Brasil. Em uma cerimônia emocionante, nossos colegas da Conservation International estiveram com ela neste momento.

Joênia Wapichana é a primeira advogada indígena no Brasil e membro da etnia Wapichana, no norte do Brasil. Depois de levar uma disputa de terras à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Wapichana tornou-se a primeira indígena a realizar uma sustentação oral durante o julgamento que definiu a demarcação da TI Raposa Serra do Sol (RR), no Supremo Tribunal de Justiça.

Na foto à direita: Fred Meyer, (embaixador brasileiro), Kristen Walker Painemilla, (vice-presidente sênior Centro para Comunidades e Conservação), Joênia Wapichana e Michelle Bracelet (ex-p??residente do Chile e atual chefe de direitos humanos na Onu)

Foi eleita deputada federal pela Rede de Sustentabilidade, representando o Estado de Roraima, na eleição de 2018. É a primeira deputada indígena eleita no Brasil e segundo deputado federal indígena desde a eleição de Mário Juruna, em 1982.

Joênia está no grupo de Consultoria Indígena global da?? CI (CI's Indigenous Advisory group) desde 2016. Este conselho fornece orientação para nosso trabalho com os povos indígenas e tem trabalhado especificamente para atualizar nossas diretrizes sobre o Consentimento Livre, Prévio e Informado (Free, Prior and Informed Consent) e apoiar o nosso trabalho de desenvolvimento em Negociações Indígenas.

Saiba mais sobre o trabalho global com indígenas e comunidades locais da Conservação Internacional: Partnering with Communities (em inglês)

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262