MAX FERCONDINI É

O RECIFE DE CORAL

 

Este é o Recife de Coral.​ Às vezes ele parece apenas uma pedra. Porém, o que muita gente não sabe é que, sem ele, a vida marinha corre perigo.

 

Quais são as ameaças ao recife de coral?

Um quarto da vida marinha depende dos recifes de coral. Os recifes de corais são verdadeiros berçários para espécies marinhas.

Servem de abrigo, local para reprodução, alimentação (pois vivem associados a algas que servem de alimento) e moradia de uma em cada quatro espécies marinhas, incluindo 65% dos peixes. Eles têm um papel imprescindível na cadeia alimentar dos oceanos, e sua estrutura rígida contribui para a proteção e sobrevivência de centenas de espécies, incluindo os peixes que nós, seres humanos, comemos.

 

30% dos recifes no mundo estão danificados. E estima-se que dentro de 30 a 40 anos, 60% das áreas de recife no mundo estarão severamente degradadas.

A sobrepesca, a poluição, e o aumento da temperatura dos oceanos são alguns dos fatores que contribuem para o branqueamento e a morte dos corais. A mortandade dos corais aumenta nas estações de seca, quando a temperatura dos oceanos se eleva. Porém, com as mudanças climáticas, estes casos de branqueamento estão cada vez mais frequentes.

 

Mudanças climáticas irão afetar 38% dos corais. E mais de 12 mil km² de recifes serão degradados ainda este ano.

De acordo com um levantamento da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos, 2015 será o terceiro ano com mortandade em massa dos recifes de corais. Com o aumento da temperatura, os corais passam a liberar substâncias tóxicas prejudiciais às espécies que se abrigam nos recifes, e à saúde dos oceanos.

 

Recifes ocupam 3 mil km da costa brasileira. E a maior e mais rica área de recifes do Atlântico Sul está localizada em Abrolhos, no Sul da Bahia.

A área apresenta todas as espécies de corais já registradas no Brasil, que constituem a maior diversidade de recifes de corais do país, e também a mais conhecida. Atividades como o turismo, a pesca predatória, exploração de petróleo e outras atividades relacionadas ao desenvolvimento da zona costeira são alguns fatores que ameaçam os recifes de corais brasileiros.

 

 

As soluções

Nós, da Conservação Internacional, sabemos que o recife de coral não é só uma pedra. Ele é necessário para a sobrevivência de várias espécies marinhas que alimentam a nós, seres humanos. Por isso, trabalhamos em prol da manutenção dos recifes de corais, com projetos que conservam a saúde dos oceanos e das áreas protegidas.

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!