LENINE É

O CÉU

 

É o ar que respiramos e a atmosfera que permitem a vida na Terra – que está sob​ a​ ameaça da humanidade.

 

Quais são as ameaças?

Saúde: 3,7 milhões de mortes a cada ano

Respirar ar limpo e não-tóxico deveria ser uma realidade para todo mundo, mas a Organização Mundial da Saúde estima que 3,7 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de fatores ligados à poluição do ar. No Brasil, estudos calculam que mortes relacionadas à poluição atmosférica custam US$1,7 bilhão a cada ano, apenas nas regiões metropolitanas. Eles estimam ainda que até 2030 as mudanças climáticas vão causar centenas de milhares de mortes adicionais por vetores como malária, ondas de calor e desnutrição.

 

Mudanças Climáticas: 2015 foi o ano mais quente da história

O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas prevê um aumento de temperatura médio entre 1,5 e 4,5 graus Celsius até o final deste século. Para as regiões costeiras, o aumento de temperatura significa um aumento no nível do mar e tempestades tropicais mais frequentes e intensas – com altos custos sociais e mesmo em vidas perdidas em enchentes e deslizamentos. Segundo dados da NASA, 2016 caminha para substituir 2015 como o ano mais quente da história.

 

Agricultura: 50% mais demanda por alimentos em 2050

É o quanto precisamos aumentar nossa produção de alimentos para sustentar a população estimada de 9 bilhões de habitantes. No entanto, estima-se que os métodos convencionais de produção de alimentos respondam por 1/4 das emissões globais de gases do efeito estufa – o que compromete o próprio rendimento das plantações. No Brasil, em pouco mais de 40 anos as emissões diretas da agropecuária aumentaram 160% e hoje representam quase 30% das emissões nacionais – isso sem considerarmos a contribuição indireta nas emissões do desmatamento para ampliação da fronteira agrícola.

 

 

As soluções

Na Conservação Internacional nós sabemos que não há substitutos para os serviços que a natureza nos provê: florestas que purificam o ar e filtram a água; um clima estável que viabiliza agricultura e pescarias; montanhas que coletam água da atmosfera e fornecem água de beber para bilhões de pessoas. É por isso que nós combinamos ciência, políticas públicas e parcerias para ajudar comunidades no cuidado responsável para com os recursos naturais - em benefício da humanidade.

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!