Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) realiza oficinas de fortalecimento da cadeia da restauração na APA Triunfo do Xingu (PA)

outubro 3, 2025

Oficinas fortaleceram capacidades locais para restauração em primeira concessão florestal da Amazônia voltada exclusivamente à restauração

Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) realiza oficinas de fortalecimento da cadeia da restauração na APA Triunfo do Xingu (PA)

 

São Félix do Xingu (PA), 27 de setembro de 2025 - Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, a Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (IDEFLOR-Bio), promoveu uma série de oficinas de mobilização e capacitação voltadas a viveiristas e coletores de sementes florestais da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no município de Félix do Xingu, estado do Pará. O evento também contou com a participação do projeto Triunfa Xingu e da organização The Nature Conservancy (TNC).

A iniciativa integra a estratégia de implementação da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (UR-TX), concessão florestal da Amazônia voltada exclusivamente à restauração criada pelo Governo do Estado do Pará em 2024 pelo decreto nº 4.318. Com prazo de concessão de 40 anos, o projeto prevê a recuperação de 10,3 mil hectares de floresta e o sequestro de 3,7 milhões de toneladas de carbono por meio dos créditos de carbono de restauração.

O modelo visa conciliar a recuperação de áreas degradadas com a geração de renda em uma das regiões mais pressionadas pelo desmatamento no país. Desde 2023, o ASL Brasil apoiou a construção de cerca de 40 viveiros comunitários, com capacidade de produção de cerca de 100 mil mudas por ano destinados a implementação de 500 hectares sistemas agroflorestais em vilas da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu.

Durante três dias, agricultores, lideranças comunitárias, viveiristas e instituições parceiras se reuniram para engajar coletores e produtores de mudas na cadeia da restauração diante da implementação dos sistemas agroflorestais, trocar conhecimentos técnicos sobre coleta, beneficiamento e produção de espécies nativas, mapear demandas e oportunidades da UR-TX, em diálogo com comunidades e empresas.

"Os benefícios desse tipo de iniciativa são diversos”, diz Jessé Ramos, da Triunfa Xingu, organização local que conduz o trabalho da concessão florestal. “Vemos um trabalho importante sendo feito com os produtores daqui e temos a perspectiva de que seja ainda mais grandioso para a região”, complementou.

A presidente da Associação Cacuxi, Roseli Alves, a iniciativa é de suma importância para as comunidades locais. “É uma satisfação receber esse tipo de ação”, comentou.

“Foram ações em prol do fortalecimento das capacidades locais para impulsionar modelos de restauração que gerem benefícios socioeconômicos para a população”, comenta Renato Rodrigues, coordenador sênior projetos da CI-Brasil. “Essencial para restauração de áreas e proporcionar conectividade, promovendo promoção de cacau aliada à conservação dessas áreas”, complementou.

SOBRE O PAISAGENS SUSTENTÁVEIS DA AMAZÔNIA (ASL BRASIL)

A Amazônia é essencial para a vida no mundo, mas sua paisagem está passando por mudanças que ameaçam seus ecossistemas. Para reverter esse cenário e contribuir com sua conservação e restauração, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio/MMA), coordena o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV Europe), em parceria com Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e órgãos federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas, além de coletivos de governança local.


O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, implementado pelo Banco Mundial (BM) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, essas ações visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262