Conservação Internacional promove evento sobre a Rede de Sementes do Tapajós no Pará
agosto 29, 2025

Imagem: divulgação
Encontro focou na articulação de atores locais e no fortalecimento da restauração ecológica e produtiva na Amazônia.
Santarém – PA, 29 de agosto de 2025 - A Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (IDEFLOR-Bio), realizou o evento “Sementes e Mudas do Tapajós: Trilhas e Conexões para a Restauração Socioprodutiva”. Ocorrido em Santarém (PA), no dia 26 de agosto, o encontro reuniu produtores rurais, viveiristas e representantes de órgãos governamentais e não governamentais que atuam na região.
Este foi o terceiro encontro da Rede de Sementes do Tapajós, que busca articular diferentes atores da região, fortalecer o diálogo sobre restauração e alinhar ações às políticas do governo do Pará. “Nosso objetivo com o encontro foi compreender os principais gargalos enfrentados por produtores e viveiristas na coleta de sementes e produção de mudas e, a partir desse diagnóstico, construir estratégias conjuntas para minimizar esses desafios”, afirmou Keli Dias, consultora da CI-Brasil.
Evento reuniu em Santarém diversos atores para discutir o fortalecimento da Rede
O evento integra o projeto Conservação da Produção Positiva Amazônia, da CI-Brasil e financiado pela General Motors, que apoia a restauração de paisagens na região. As ações incluem a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em propriedades rurais, a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), a instalação de viveiros e a criação da Rede de Sementes do Tapajós, beneficiando 100 famílias em 21 propriedades.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262