[CI-Brasil na RCAW] Conservação Internacional defende integração entre difusão de práticas de agricultura regenerativa e baixo carbono e implementação do Código Florestal na Rio Climate Action Week

agosto 27, 2025

Beto Mesquisa (CI-Brasil) reforça importância de políticas públicas que unam produção sustentável e conservação ambiental como estratégia para ação climática no Brasil.

Beto Mesquita (CI-Brasil) ressaltou a combinação e a implementação de práticas de agricultura regenerativa e de baixo carbono com a efetiva implementação do Código Florestal. Beto Mesquita (CI-Brasil) ressaltou a combinação e a implementação de práticas de agricultura regenerativa e de baixo carbono com a efetiva implementação do Código Florestal. 

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2025 – O Diretor de Paisagens Sustentáveis da Conservação Internacional (CI-Brasil), Beto Mesquita, participou na última terça-feira (26) do painel Diálogos sobre Clima e Código Florestal, também fizeram parte desse painel: Marcelo Elvira - Secretário executivo, OCF Roberta del Giudice - Diretora de Florestas e Políticas Florestais, BVRio, Ana Carolina Crisostomo - Líder de Incidência Política, WWF, Henrique Dolabella - Diretor do Cadastro Ambiental Rural, Ministério da Gestão e Inovação, Marcus Vinícius Alves - Diretor de Regularização Ambiental Rural, Serviço Florestal Brasileira realizado durante a Rio Climate Action Week 2025. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de implementação efetiva da legislação ambiental no enfrentamento da crise climática. 

Durante sua participação, Beto Mesquita ressaltou a importância da integração entre práticas de agricultura regenerativa, produção de baixo carbono e a efetiva implementação do Código Florestal como caminho estratégico para o Brasil conciliar desenvolvimento rural com conservação ambiental. 

“Combinar a implementação plena do Código Florestal com práticas de produção sustentável, como a agricultura regenerativa e de baixo carbono, é essencial para que o Brasil avance no cumprimento de seus compromissos climáticos e garanta a resiliência dos territórios rurais”, afirmou Mesquita. 

O painel abordou também a necessidade de avançar na regularização ambiental, fortalecer instrumentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e promover políticas públicas que valorizem produtores comprometidos com a agenda climática e ambiental. 

A Rio Climate Action Week é uma das principais plataformas de discussão sobre ação climática no Brasil e, em 2025, trouxe como eixo central a aceleração de soluções territoriais para a crise climática, com foco na governança ambiental, uso do solo, transição energética e financiamento climático. 

A participação da CI-Brasil reforça seu compromisso com a construção de soluções sustentáveis e baseadas na natureza, aliando conservação da biodiversidade, desenvolvimento socioeconômico e enfrentamento às mudanças climáticas. 

Sobre a CI-Brasil 

A Conservação Internacional atua há 35 anos no Brasil na promoção de soluções sustentáveis que conciliam a conservação da biodiversidade, o uso responsável dos recursos naturais e o bem-estar das populações. Por meio de ações em campo, pesquisa científica e influência em políticas públicas, a organização trabalha para fortalecer territórios resilientes e inclusivos.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262