[CI-BRASIL na NYCW] Conservação Internacional leva mensagem da Natureza à Times Square durante Semana do Clima de Nova Iorque

setembro 24, 2025

Créditos: Mariana Abbadi

Nova Iorque, 24 de setembro de 2025: Nesta quarta-feira (24), a Conservação Internacional (CI-Brasil) levou a mensagem da natureza para um dos lugares mais icônicos de Nova Iorque: a Times Square. A ação especial ocorreu durante a Semana do Clima (NYCW) e destacou o papel essencial da natureza para enfrentar as crises do clima e da biodiversidade, em um momento decisivo para o futuro da vida na Terra: o meio da Década de Ação da ONU.  

A exibição traz uma mensagem direta ao mundo: a natureza está pronta, o Brasil está pronto. Você está?  

Ontem, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, o governo brasileiro anunciou 1 bilhão de dólares para o Tropical Forests Forever Facility (TFFF), um passo histórico que reforça o papel central das florestas tropicais na agenda climática global.  

Com essa iniciativa, o Brasil e o vizinhos sul-americanos reafirmam o compromisso de proteger, manejar e restaurar o bioma amazônico, garantindo Soluções Baseadas na Natureza em larga escala e evitando o ponto de não retorno. 

“A menos de 50 dias para o início da COP30, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) traz concretude para os avanços necessários no combate aos principais desafios ambientais que a humanidade enfrenta. A conservação de florestas é indispensável para mitigar os impactos climáticos e de perda de biodiversidade, bem como para assegurar serviços ecossistêmicos cruciais para a resiliência econômica e social dos países com florestas tropicais. Apesar disso, até hoje a conservação das florestas sempre esbarrou na falta de recursos financeiros suficientes.” diz Mauricio Bianco, vice-presidente da CI-Brasil.  

O vídeo exibido na Times Square destaca como a diversidade do Brasil e a força das pessoas em toda a Amazônia são centrais para ampliar as Soluções Baseadas na Natureza. Ao valorizar a arte, a cultura e as vozes das comunidades, o vídeo nos lembra que proteger, manejar e restaurar ecossistemas é um um esforço coletivo da humanidade. A natureza já oferece 30% das soluções necessárias e investir em sua proteção é investir em um futuro justo e inclusivo. 

“O TFFF, com sua abordagem inovadora, pode mudar esse cenário, por meio de recursos de governos, bem como investimentos do setor privado, através de retorno financeiro. E com um diferencial importante: a garantia de que parte dos recursos chegue até iniciativas que beneficiem diretamente povos indígenas e comunidades tradicionais”, finaliza Bianco. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262