Agricultura de Baixo Carbono e REDD+ marcam a agenda da CI-Brasil na Agrotins
maio 22, 2025
-18.56.43_023d70bc.jpg?sfvrsn=59572263_1&&auto=compress&auto=format&fit=crop?&auto=compress&auto=format&w=800)
Evento ocorreu entre os dias 13 e 17 de maio em Palmas, no Tocantins.
Palmas (TO), 19 de maio de 2025 – A Conservação Internacional (CI-Brasil) participou entre os dias 13 e 17 de maio da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), a maior feira e exposição agropecuária da região Norte do Brasil, realizada anualmente em Palmas (TO). A presença da organização reforçou seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, de baixo carbono e com a valorização dos serviços ambientais no estado.
Durante a programação da feira, a CI-Brasil acompanhou a oficina de consulta ao setor agroprodutivo sobre o Programa de REDD+ Jurisdicional do Tocantins, conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH), com a presença dos secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lellis, e de Agricultura e Pecuária, Jaime Café. A atividade reuniu representantes de associações de produtores rurais, lideranças do agronegócio, secretarias estaduais e outras instituições, com o objetivo de definir prioridades para o uso dos recursos que serão recebidos pelo estado no âmbito do programa, incluindo a repartição de benefícios para o setor agroprodutivo. Essa foi uma das etapas do processo de consulta pública liderado pela SEMARH, que conta com o apoio técnico da CI-Brasil.
A CI-Brasil também participou da reunião do Comitê Gestor do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (ABC+ Tocantins), que conta com o apoio da CI-Brasil, por meio de projeto apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SECO). Na ocasião, foram apresentadas as primeiras propostas de metas do plano para o período 2020-2030, em um encontro que reuniu representantes do governo estadual, Ministério da Agricultura, Embrapa, setor produtivo, universidades e organizações parceiras.
“Participar da Agrotins foi uma oportunidade estratégica para reforçar o diálogo com o setor produtivo e com as instituições públicas sobre o papel da Agricultura de Baixo Carbono e dos serviços ambientais no desenvolvimento sustentável do Tocantins. Seguimos colaborando com o governo do estado e parceiros para construir soluções com impactos positivos sobre a natureza, a economia local e as pessoas”, destacou Beto Mesquita, Diretor de Paisagens Sustentáveis da CI-Brasil.
Além das atividades oficiais da feira, a CI-Brasil aproveitou a presença em Palmas para realizar reuniões com a secretaria de Meio Ambiente do Tocantins, representantes do Banco da Amazônia (BASA), SEBRAE, Caixa Econômica Federal, Embrapa, NaturaTins, Ministério Público Estadual e outras instituições. Os encontros fortaleceram parcerias em andamento e abriram novas frentes de cooperação em temas como melhores práticas para produção, regularização ambiental, recuperação da vegetação nativa e novas oportunidades de investimentos em atividades sustentáveis no estado.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262