Mulheres indígenas compartilham aprendizados em bioeconomia

agosto 8, 2024

Em toda a Amazônia, as mulheres indígenas dedicam-se a defender os seus territórios e a transformar as suas comunidades. Para apoiar e ampliar os seus esforços, a Conservação Internacional lançou o Programa de Mulheres Indígenas da Amazônia. O programa busca fortalecer a liderança das mulheres indígenas que atuam na conservação, por meio do financiamento direto de seus projetos, capacitações e redes de saberes.

No programa, acreditamos que o trabalho em rede e o aprendizado entre pares são formas poderosas de compartilhar e replicar ações de conservação. Como parte do nosso compromisso de promover a aprendizagem, organizamos o Workshop Regional de Bioeconomia, centrado em fornecer às bolsistas ferramentas de gestão financeira, administração e competências de liderança para que elas possam aplicar nos seus projetos comunitários.

Os seus negócios têm como foco a melhoria dos meios de vida das comunidades, através do artesanato e da produção sustentável e valorização dos conhecimentos ancestrais.

A Oficina Regional em Bioeconomia foi realizada de 11 a 14 de junho em Quito, Equador, com a participação de doze bolsistas do Equador, Peru, Colômbia e Brasil. Também convidámos líderes da Associação de Mulheres Waorani do Equador (AMWAE) e Fany Kuiru, presidente da Coordenadora da Organização Indígena da Bacia do Rio Amazonas (COICA).

No workshop, as bolsistas compartilharam as suas experiências em liderar seu empreendimento local. Discutiram como ampliar a participação comunitária e técnicas efetivas para a negociação. Criaram slogans para o seu empreendimento e aprenderam sobre orçamentos, métodos de precificação e narração de histórias para os seus produtos.

Pelo programa, estamos empenhadas em reforçar a autonomia econômica das mulheres indígenas. Este workshop é um passo no sentido de realçar suas habilidades, reconhecer as suas contribuições e reforçar as suas competências para garantir a sua participação plena e efetiva na conservação e em todos os aspectos da sociedade.

"Essa atividade é importante para resgatar a cultura, registrar conhecimentos que estão se perdendo com a influência dos não indígenas”, afirmou a bolsista Tainara Kirix do Brasil.

 

© Emilio Aparicio

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262