CI-Brasil participa do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

abril 17, 2024

Ecossistema de inovação e restauração florestal foram temas principais do encontro, com destaque ao projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil)

Rio Branco, Acre – No dia 10 de abril, a Conservação Internacional (CI-Brasil) participou de encontro do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, programação oficial do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, ocorrido em Rio Branco, no Acre. Na ocasião, a CI-Brasil compartilhou suas experiências com o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), os desafios enfrentados para a restauração da Amazônia, e como superá-los para garantir escala de impacto e bem-estar junto às comunidades locais, no enfrentamento à crise climática.

O painel "Transformando Paisagens e Florestas: Experiências Inspiradoras" contou com a participação da CI-Brasil contextualizando as crises de clima e  biodiversidade que a humanidade tem enfrentado, destacando o papel da natureza que pode oferecer pelo menos 30% das soluções para mitigar da poli-crise, em especial no contexto amazônico, evitando o ponto de não retorno.  Laura Lamonica, diretora de Soluções para o Clima da CI-Brasil, afirma que o debate sobre restauração no Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal evidencia a prioridade do tema para a região e para os mais diversos setores.

A Amazônia está no centro do debate público internacional e o potencial das Soluções Baseadas na Natureza não ganha o destaque necessário, em especial, quando falamos de financiamento para o cumprimento dos acordos internacionais e valorização do papel estratégico do Brasil para a segurança climática, hídrica e alimentar mundial. “Ficou marcada a mensagem de que, para que a restauração ocorra na escala que desejamos, precisamos de uma ampla colaboração entre os setores, uma governança que fortaleça os elos da cadeia, e mecanismos financeiros que viabilizem recursos públicos e privados para a prosperidade das experiências inspiradoras apresentadas aqui - e tantas outras. A restauração de paisagens e florestas é chave nessa equação, e o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) tem construído um legado de aprendizados relevantes para a transformação das paisagens na região”, afirma Laura.

A Secretária do Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, também presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e presidente da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF – Brasil), destacou que o encontro é um momento importante com diversos setores participando, onde é possível uma ampla discussão e um diálogo aberto para buscar alternativas sustentáveis.  “Os secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal estão reunidos aqui em Rio Branco para dialogarmos com os parceiros da cooperação internacional e com os diferentes atores da cadeia da restauração florestal. A reunião ocorre no âmbito do Fórum de Governadores da Amazônia Legal cujo um dos objetivos é estabelecer, no âmbito dos estados da Amazônia Legal, seus planos estaduais para que consigamos estruturar a cadeia da restauração florestal”.

Os encontros do Fórum de Governadores e das Câmaras Técnicas do Consórcio (CAL) seguiram com sessões nos dias 11 e 12 de abril, finalizando a programação oficial do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal com a assinatura da Carta de Rio Branco – série de compromissos em forma de oito ações que devem ser implementadas nas três esferas do governo. A CI-Brasil reforça sua parceria com os estados amazônicos na efetivação das políticas públicas ambientais que promovam a conservação, manejo e restauração do bioma amazônico, visando o enfrentamento da crise climática para o bem estar das pessoas.

Sobre o Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil)

Visando reverter o cenário da crise climática e contribuir com a conservação e restauração da Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordena o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Instituições de Meio Ambiente Nacionais e Estaduais.   

O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262