Conservação Internacional realiza evento para criação e estruturação de rede de sementes no Tapajós

março 20, 2024

Rio de Janeiro, 20 de março de 2024 - A Conservação Internacional (CI-Brasil) realizou em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) na cidade de Santarém (PA) um evento voltado para a estruturação da cadeia de restauração na região, por meio da criação de uma rede de sementes e muda no Tapajós. Mais de 50 pessoas representantes de universidades, ONGs, organizações governamentais, de povos indígenas e comunidades tradicionais participaram do evento realizado no dia 23 de fevereiro.

Fortalecer a cadeia de restauração é fundamental para que o Brasil alcance os compromissos assumidos internacionalmente para frear os efeitos mais críticos da crise climática. O governo brasileiro se comprometeu com a restauração de 12 milhões de hectares até 2030 e o governo do Pará, estado central para atingir a meta nacional e onde a iniciativa está sendo implementada, com a restauração de 5 milhões no mesmo período.

"A meta de restauração florestal do governo brasileiro está de acordo com os compromissos internacionais assumidos pelo país no âmbito do Acordo de Paris, do Desafio de Bonn e da Iniciativa 20x20. Nosso papel na Conservação Internacional é promover, junto com nossos parceiros, a estruturação, capacitação e regularização da cadeia produtiva da restauração com intuito de dar escala. Sem isso, essas metas são apenas sonhos. Além dos benefícios para a natureza e para o clima, a agenda de restauração também traz benefícios para a economia local e o bem-estar das comunidades por meio da geração de emprego e renda para a população local", afirma Mauricio Bianco, vice-presidente da CI-Brasil.

"A rede de sementes do Tapajós é uma parte muito importante da rede estadual que está sendo estrutura pelo Ideflor-Bio, é um projeto estruturante dessa agenda de restauração que o governo do estado está propondo nesses próximos anos. A gente entende que sem semente não vamos conseguir cumprir essa meta, então precisamos deixar esse legado dessa rede de sementes estruturada para todo o estado para conseguir fazer frente a esse desafio imenso que temos",explica Ana Cláudia Simonetti, diretora no Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) do estado do Pará.

A evento foi realizado no âmbito da parceria entre a CI-Brasil e a General Motors (GM) executada na região do Tapajós. O projeto implementou Sistemas Agroflorestais (SAFs) em três áreas próximas a florestas nacionais, promoveu a restauração da mata ciliar próxima a um centro comunitário da região e implementou e fortaleceu viveiros de mudas com capacidade para a produção de 80 mil mudas por ano. Entre as atividades também foram realizadas capacitações para as comunidades locais sobre restauração e inclusão de gênero na cadeia da restauração. Os resultados são da segunda fase de implementação do projeto, que será concluída em março de 2024. Durante as duas fases do projeto, mais de 300 pessoas foram impactadas pela iniciativa com a geração de renda alternativa, redução da pobreza e aumento da segurança alimentar.

Além disso, o projeto teve um forte componente de gênero: as três associações parceiras da iniciativa são lideradas por mulheres, 70 mulheres membro da comunidade local participaram de cursos com diversas temáticas (empreendedorismo, marketing, mídia social, boas práticas de produção, gestão financeira, agroecologia e turismo) e mais de 100 pessoas foram treinadas com cursos focados em restauração e gênero.

"Plantar é importante para que a gente possa combater as mudanças climáticas, mas também para gerar alimento, segurança e soberania alimentar e fazer o fortalecimento da agricultura familiar, do extrativismo, do território e dos povos de comunidades tradicionais", afirmou Alcilene Cardoso, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

 

1710859514825 (1)

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262