Conservação Internacional participa de reunião inaugural do Oceans 20, grupo do G20 voltado para o oceano

março 19, 2024

Rio de Janeiro, 19 de março de 2024 - Nesta segunda-feira, 18 de março, a Conservação Internacional (CI-Brasil) esteve presente na reunião inaugural do Oceans 20 (O20), um grupo de engajamento da sociedade civil sobre oceano no G20.

Realizado na Casa G20, no Rio de Janeiro, o evento contou com a presença de diversos setores da sociedade que debateram sobre as prioridades a serem trabalhadas em 2024 na agenda de oceano. Entre os temas destacados estão a conservação marinha, finanças para uma economia sustentável e a crise climática.

A criação deste grupo é considerada um marco histórico já que é a primeira vez que é constituída uma iniciativa do tipo voltada para o oceano no contexto do G20. A CI-Brasil faz parte do grupo e trabalha para garantir que que a economia azul esteja alinhada a justiça azul, considerando os meios de subsistências e modos de vida das comunidades locais costeiras como uma seara a ser trabalhada. Além disso, em parceria com a equipe da Indonésia da Conservação Internacional vamos contribuir com ideias para o O20, dentro de uma perspectiva ecossistêmica do sul global.

Sobre o O20

O governo brasileiro lançou oficialmente o Oceans 20 (O20), um Grupo de Envolvimento Social meticulosamente elaborado, centrado em temas específicos dos oceanos, com o objetivo a agenda do G20 mais transversal. A presidência brasileira assumirá a presidência rotativa do G20 e será a terceira de uma série consecutiva de quatro países do Sul Global. Isto posiciona o Brasil com um papel significativo nos assuntos internacionais e cria a oportunidade de conduzir discussões sobre questões globais críticas.

O grupo de engajamento Oceans 20, procura ativamente a atenção e o reconhecimento na promoção da cooperação internacional para uma economia sustentável do oceano, assegurando a preservação e a distribuição equitativa dos seus benefícios. Esta iniciativa no contexto do G20, reúne nações membros, corporações financeiras globais e representantes da sociedade civil.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262