Retrospectiva 2023

dezembro 21, 2023

Confira alguns dos principais resultados alcançados pela Conservação Internacional em 2023:

Economias de impacto

A Conservação Internacional está na vanguarda das soluções baseadas na natureza e defende uma parceria vital entre as empresas e a natureza por meio de práticas comerciais sustentáveis. Essa colaboração ganhou destaque em 2023 com o início das ações da iniciativa do Timberland Investment Group (TIG), em que a CI-Brasil atua como conselheira de impacto. O projeto experimenta um modelo novo de financiamento para dar escala e velocidade a restauração no Cerrado brasileiro. 

A iniciativa adquiriu a primeira propriedade, chamada Projeto Alpha, uma fazenda com 9 mil hectares de área degradada pela pecuária. Metade da terra adquirida pelo portfólio do TIG será protegida ou restaurada, enquanto a outra metade será plantada com espécies comerciais. A meta é mobilizar R$ 5 bilhões para restauração, conservação e plantio comercial de árvores em 275 mil hectares de terras degradadas no Brasil, Uruguai e Chile nos próximos cinco anos. 

Destaque na COP 28 - Os compromissos corporativos também foram destaque em painel promovido pela CI-Brasil durante a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante o painel “Ampliando soluções baseadas na natureza por meio de capital financeiro e inovação”, reunimos parceiros da Coalizão Priceless Planet da Mastercard, Mombak, Re.green, TIG e Vale para falar sobre modelos de negócio inovadores para compreender o papel do setor privado na condução dos financiamentos necessários para acelerar as ações climáticas. 

Coalizão pela restauração 

A parceria entre a CI-Brasil e a Coalizão Priceless Planet da Mastercard segue dando frutos - ou melhor, mudas. Em 2023, foram realizadas as duas primeiras etapas de seleção de áreas para a implementação da fase 2 projeto em parceria com a Mastercard que tem como finalidade a restauração de 5 mil hectares na Mata Atlântica. 

Além disso, em outras frentes temos trabalhado para o fortalecimento da cadeia da restauração. O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, por exemplo, entregou neste ano 43 viveiros no Pará e Acre com capacidade para produção de 670 mil mudas. Durante o Organic Festival, em Trancoso, promovemos encontro com atores locais chaves propondo a criação de uma rede de sementes na região, construção necessária para fortalecer a cadeia da restauração e também a geração de oportunidades econômicas sustentáveis, reforçando a importância do envolvimento de diferentes setores da sociedade no processo de restauração.  

Bioeconomia 

Em 2023 finalizamos o projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, financiado com recursos do Fundo Amazônia. O projeto atuou no fortalecimento das cadeias produtivas tradicionais e na governança de três Unidades de Conservação da região: As Florestas Nacionais do Tapajós, Trairão e Itaituba 1. Confira alguns resultados do projeto: 

  • Mais de mil famílias beneficiadas e 1 milhão de hectares conservados na Amazônia 

  • Primeira unidade de beneficiamento madeireiro 100% comunitária da Amazônia e a capacitação dos cooperados para atuação no local 

  • Ainda na parte madeireira, construção de três oficinas para confecção de móveis artesanais de madeira caída 

  • No cadeia de produtos não madeireiros, fortalecimento das cadeias produtivas por meio da construção de 2 unidades de beneficiamento de óleo de andiroba, 1 centro de produção, exposição e venda de biojóias, 1 unidade de produção de polpa de frutas e 1 unidade de beneficiamento de açaí 

  • Além da compra e entrega de equipamentos para essas cadeias produtivas e capacitações para os cooperados em diversas áreas, entre elas a capacitação de mais de 500 comunitários em cooperativismo e associativismo. 

Turismo sustentável 

Este ano foi marcado também pela consolidação da FUTURI - Aliança pelo Turismo Regenerativo. 2023 encerrou com mais de 200 pessoas e negócios aliados à aliança na construção de um turismo mais sustentável e regenerativo no Extremo Sul da Bahia. 

E em dezembro, a aliança deu um grande passo com o lançamento do roteiro e mapa interativo. Um menu com sugestões para montar viagens mais sustentáveis, visitando dezenas de experiências naturais e culturais com serviços de 60 negócios turísticos que, ao se aliarem a Futuri, assumiram um compromisso de atuar de forma mais sustentável. 

Mulheres indígenas 

O apoio à mulheres indígenas ganhou força no nosso trabalho no ano que termina. A segunda edição do programa de Mulheres Indígenas da Amazônia contou com seis novas bolsistas de diversas regiões da Amazônia que receberam apoio financeiro e técnico para executar seus projetos voltados para a questões socioambientais e garantia de direitos. 

Além disso, financiado pela L’Oréal, o projeto voltado para mulheres indígenas Kayapó executado em parceria com as a Associação Floresta Protegida, Instituto Kabu e Instituto Raoni tomou forma. A construção e reforma de casas de costura, compra de equipamentos e oficinas de costura aconteceram durante todo o ano beneficiando mais de 1,8 mil mulheres Mebêngokré direta e indiretamente. Mais do que a produção de roupas, no entanto, essas casas ajudarão a fomentar algo ainda mais importante: autonomia. 

Ainda na parceria com povos indígenas implementamos um app de monitoramento e gestão territorial que ganhou repercussão nacional pela inovação e colaboração entre novas tecnologias e o conhecimento tradicional.  

Pessoas do mar 

Em parceria com 15 pescadores e pescadoras da Reserva Extrativista (Resex) Corumbau a CI-Brasil finalizou neste ano o projeto piloto para estudar a viabilidade do cultivo de algas marinhas nativas na Resex. O projeto apoiado pelo Instituto BKK tinha como finalidade fomentar a geração de renda de forma sustentável buscando técnicas alternativas de produção e comercialização de recursos naturais. As algas são fartas na região e o uso delas na alimentação vem aumentando em todo o mundo. Trabalhamos também com o fortalecimento institucional da Associação de Marisqueiras e Pescadoras de Belmonte, na Resex de Canavieiras, especialmente em ações voltadas para o estabelecimento da unidade de beneficiamento, com cursos práticos sobre beneficiamento de pescado, intercâmbio com outras unidades de beneficiamento, comunicação e identidade visual, diagnóstico e planejamento de vendas e mais. A associação conta hoje com 60 mulheres pescadoras.  

Conservando a Amazônia 

Para garantir os efeitos mais amenos da crise climática, é urgente conservar ecossistemas saudáveis, evitando assim as emissões decorrentes de sua destruição. Nesse sentido, temos implementado um trabalho forte para garantir a efetivação de políticas públicas que garantem a conservação da Amazônia, bioma vital para o nosso planeta. Confira alguns resultados: 

  • 21 mil propriedades rurais com o CAR analisados, o que corresponde a 1 milhão de hectares 

  • 13 Acordos de Pesca firmados, o que corresponde a 1,7 milhão de hectares e 1,3 mil famílias beneficiadas 

  • Concessões florestais em 1,3 milhão de hectares 

  • Diagnóstico e Plano de Ação para as cadeias de valor da bioeconomia (castanha-do-pará, açaí, óleos vegetais) 

É hora da onda 

Estivemos em parceria com o WSL e o Instituto APRENDER em Saquarema (RJ) durante a etapa do circuito mundial de surfe promovendo ações de educação e conservação ambiental. Com a comunidade local, a CI-Brasil realizou um plantio de mudas de mangue e limpeza da lagoa de Saquarema que contou com a participação de atletas, entre eles os brasileiros Yago Dora e Caio Ibelli. Durante a janela do evento, promovemos uma ação de educação ambiental para 40 alunos de uma escola local sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas associados para a conservação deste famoso pico de surfe. Além disso, realizamos a primeira reunião do conselho estratégico do Programa de Reserva de Surf Brasileiro. 

Durante o evento, a Conservação Internacional lançou também o novo filme da campanha A Natureza Está Falando: A Onda, narrado pelo bicampeão mundial de ondas grandes Carlos Burl

O que nos aguarda em 2024: 

Finalizamos o ano com novas oportunidades já firmadas. Financiado pelo Fundo Amazônia, o projeto Florestas para o Bem-Estar chega para fortalecer a já bem-sucedida estratégia de restauração da CI-Brasil com o aporte financeiro para a restauração 3 mil hectares de áreas degradadas em Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Assentamentos. A organização trabalhará também na análise do potencial de carbono no Projeto Mantiqueira, financiando estudo de viabilidade pra créditos de carbono nas áreas de restauração. 

Na Costa Norte, um novo financiamento da Fundação Caterpillar chega para complementar o projeto de carbono azul implementado na região viabilizando o mapeamento do carbono no estado do Amapá. E por fim, a agenda de áreas protegidas marinhas e turismo sustentável executada no Extremo Sul da Bahia recebe investimentos do Blue Natural Capital Fund (IUCN) para a execução de ações que promovam a conservação marinha e costeira. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262