CI-Brasil na COP: DIÁLOGOS ENTRE SOLOS: Agricultura, segurança alimentar e ação climática

dezembro 8, 2023

Dubai, 8 de dezembro de 2023 - Durante a tarde da última sexta-feira da COP28 (08), em Dubai, a agricultura sustentável voltou a ser debate pautado pela CI-Brasil. Segurança alimentar, cadeias produtivas, paisagens regenerativas e adaptação climática foram os temas apresentados no evento paralelo “DIÁLOGOS ENTRE SOLOS: Agricultura, segurança alimentar e ação climática” realizado no Pacto Global Rede Brasil, no Dubai Multi Commodities Center (DMCC).

A agricultura para o futuro é uma agricultura que minimiza externalidades negativas e canaliza esforços e investimentos para garantir impactos positivos em nível da paisagem, isso é como a CI-Brasil enxerga as ações para a segurança alimentar em convergência com as Soluções Baseadas na Natureza. Qualquer ação que conserve, restaure ou melhore o uso ou manejo de ecossistemas ao mesmo tempo em que aumenta o armazenamento de carbono e evita as emissões de gases de efeito estufa, pode ser considerada uma Solução Baseada na Natureza. E isso inclui as culturas e as técnicas de manejo do solo e produção alimentos.

Para Miguel Mores, Diretor Sênior de Programas da CI-Brasil, a realidade é que a agricultura do futuro só existirá em consequência das ações que a humanidade pratica no agora. “Nós não temos mais tempo para essa esgrima de retóricas. Perda de vegetação nativa é perda de vegetação nativa, sendo ela legal ou ilegal. A agricultura do futuro é uma agricultura que assuma responsabilidade e protagonismo no contexto da transformação ecológica. Que desbrave caminhos para assegurar a produtividade da terra, em propriedades privadas. Seja a produtividade agrícola, seja a produtividade primária dos ecossistemas naturais”.

A junção da ciência, com agricultura e clima foi pautada. André Cerre, professor da ESALQ-USP, alertou que a agricultura possui um papel importante na remissão mas também precisa ser mais atuante na remoção do carbono. “Eu concordo que agricultura e silvicultura são parte da solução, mas isso é só parte. A recuperação de pastagens degradadas, por exemplo, me preocupa pois não temos números oficiais sobre as pastagens no Brasil. Vamos dizer que a metade da pastagem esteja degradada, pastagem restaurada tem um potencial grande também de captação”.

A CI-Brasil acredita que é possível manejar o uso dos recursos naturais de forma sustentável, baseado em modelos capazes de conciliar conservação, produção e o bem estar das pessoas.

Por esse motivo, a meta da CI-Brasil é aprimorar a gestão do uso do solo em 500 mil hectares até 2025. Para isso acontecer, a organização atua com o setor privado, governos, produtores e organizações locais para garantir arranjos de colaboração pré-competitiva com impacto positivo na paisagem.

A representante da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, Laura Lamonica, ressaltou a importância de colocar a agricultura como parte solução de enfrentamento da crise climática, garantindo a segurança alimentar. “A segurança alimentar precisa caminhar junto com o emprego e renda. Esse enfoque nas pessoas deve ser priorizado e precisamos viabilizar alternativas econômicas para essa transição”.

A participação das populações tradicionais nos debates de seus territórios foi pontuada pelo gerente de Bioeconomia do Instituto Arapyaú. “Precisamos ter uma visão única de país e isso embarca quem está lá. Essas pessoas precisam ser ouvidas e precisamos dedicar um tempo, de fato, para incluí-las na agenda”, aponta Vinícius Ahmar.

”Vamos ter que coordenar esforços em nível de paisagem. Vamos ter que alinhar políticas e reguamentações subnacionais. Vamos precisar de menos competição e muito mais arranjos de colaboração pré-competitiva. Nada disso vai ser possível se cada um de nós continuar a achar que a mudança é externa. Não importa se você é agricultor ou agricultora, se você trabalha em uma associação de produtores locais, em uma ONG, em uma grande trader, ou em um banco de investimentos”, finaliza Miguel Moraes.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262