CI-Brasil na COP: Estado da Bahia e CI-Brasil assinam Acordo de Cooperação Técnica com foco em restauração no território

dezembro 6, 2023

Dubai, 7 de dezembro de 2023 - Na manhã desta quinta-feira (07) o vice-presidente da CI-Brasil Mauricio Bianco e o Secretário do Meio Ambiente da Bahia (SEMA/BA), Eduardo Mendonça Sodré Martins, firmaram um Acordo de Cooperação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante o intervalo oficial da COP28.

O acordo visa promover a cooperação técnico-científica, fomentar a inovação, a troca de conhecimentos e a inclusão social promovendo o fortalecimento de ações voltadas para a restauração, conservação da biodiversidade e redução do desmatamento no Extremo sul do Estado da Bahia.

Mauricio Bianco afirma que a assinatura é o primeiro passo para outras ações no estado baiano. "O ACT da Bahia é para trabalharmos de forma conjunta as políticas de restauração ambiental. A CI-Brasil já possui algumas ações com a Mata Atlântica, no extremo sul da Bahia, e agora iremos continuar apoiando em outros mecanismos que o estado venha a criar."

Para o Secretário da SEMA, a assinatura marca o retorno da colaboração formal entre o estado e a CI-Brasil. “Temos a consciência que apenas com parcerias assim, seremos capazes de fazer as transformações sociais que a Bahia precisa”, finaliza.

A CI-Brasil trabalha há 30 anos no Extremo Sul da Bahia. Na região, são realizadas ações focadas na conservação costeira e marinha. São projetos que colocam a natureza no centro das ações com a finalidade de conservar, restaurar e manejar os recursos naturais de forma sustentável. O objetivo é fortalecer a natureza, utilizando as soluções baseadas na natureza, com foco nas pessoas do território.

Trabalhamos com as comunidades tradicionais de pesca para apoiar o fortalecimento de organizações locais e desenvolver novas práticas de manejo do ecossistema marinho. Na restauração, em parceria com a Coalizão Priceless Planet e organizações locais, a CI-Brasil vai realizar a restauração de 5 mil hectares de Mata Atlântica, até 2030. No campo do turismo, a criação da Aliança Futuri é um caminho possível que une turismo com práticas sustentáveis e regenerativas.

A nova parceria com o estado da Bahia já prevê também um caminho fértil para o desenvolvimento de outras agendas, como no âmbito do turismo sustentável e regenerativo. ”A ideia é que a gente incorpore junto ao estado, e por meio da Aliança Futuri, os roteiros de turismo regenerativo. A ideia é contribuir com nossa expertise em outras regiões do estado", finaliza.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262