CI-Brasil na COP28: Políticas Públicas Nacionais e Subnacionais: a experiência do projeto ASL Brasil

dezembro 1, 2023

Dubai, 1º de dezembro de 2023 - Nos primeiros dias da 28ª Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas - COP 28, que acontece em Dubai, as Soluções Baseadas na Natureza já ocuparam o centro das discussões promovidas pela Conservação Internacional (CI-Brasil).

O primeiro painel, “Políticas Públicas Nacionais e Subnacionais: a experiência do projeto ASL Brasil”, reuniu governadores dos estados da Amazônia, na sexta-feira (1º), para discutir sobre a importância de esforços coordenados para a implementação de políticas públicas ambientais nacionais e também aquelas executadas pelos estados e municípios.

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, ASL na sigla em inglês, promove conectividade da paisagem, regularização ambiental, restauração, cadeias produtivas e bioeconomia. Ele é um exemplo de como ações de conservação, manejo e restauração podem andar juntas para promover resultados que impactam no clima e nas populações locais.

Pascal Marinez, especialista do GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), falou sobre a importância do apoio à implementação das políticas públicas de meio ambiente e de como o ASL regional se tornou um dos maiores programas do GEF. “Algo importante do programa é criar pegadas de sustentabilidade a longo prazo para continuidade. Estamos tentando promover políticas, um dos sucessos do ASL é trabalhar com a sustentabilidade, com pessoas e conservação. Um dos desafios do programa são suas múltiplas instituições e os arranjos entre elas, e esse trabalho conjunto precisa ser continuado”, explica.

Para Miguel Moraes, Diretor Sênior de Programas da CI-Brasil, a “coordenação de esforços conjuntos, valorização da continuidade, importância da harmonização entre instâncias e da extensão rural como um projeto amplo para a paisagem amazônica, são as pegadas do projeto ASL no Brasil”.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262