CI-Brasil na COP28: Lançamento Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Pará

dezembro 2, 2023

Dubai, 02 de dezembro de 2023 - Na tarde do sábado (02), o estado do Pará lançou Plano Estadual de Restauração da Vegetação Nativa (PRVN) no hub do Consórcio da Amazônia Legal. O plano é um dos principais instrumentos necessário para atingir as metas climáticas do estado. A Conservação Internacional (CI-Brasil) participou deste processo apoiando, por meio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, ASL na sigla em inglês, as oficinas étnico regionais realizadas para consultas aos povos indígenas, agricultores familiares e comunidades tradicionais e locais, o que resultou num processo rico de interlocução com as pessoas que vivem na floresta.

Durante o lançamento, o governador do estado, Helder Barbalho, falou do desafio de construir uma política pública com aderência com a realidade. “Esse plano se destaca pela participação da sociedade, aqueles que serão impactados por ele”, afirmou o governador. O PRVN possui como meta a restauração de 5.6 milhões de hectares de vegetação nativa até 2030, quase metade do compromisso assumido pelo Brasil no Plano Nacional de Vegetação Nativa (Planaveg).

Para Miguel Moraes, diretor sênior de Programas da CI-Brasil, o plano é uma proposta de “um governo estadual muito envolvido com a restauração e com metas muito ambiciosas".

A restauração florestal é uma poderosa ferramenta para a estabilização do clima. Somada à conservação e ao manejo sustentável, elas formam o que chamamos de Soluções Baseadas na Natureza, que são quaisquer ações que conservem, restaurem ou melhorem o uso ou manejo de ecossistemas ****ao mesmo tempo em que aumentam o armazenamento de carbono e/ou evitam as emissões de gases de efeito estufa. A estratégia de restauração está presente na agenda da CI-Brasil há mais de 20 anos.

A restauração é uma tecnologia disponível para remover grande quantidade de dióxido de carbono da atmosfera, proporcionando também co-benefícios relevantes, como segurança hídrica e alimentar, redução do risco de desastres, oportunidades de emprego, bem-estar, entre outros. A Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas vai de 2021 a 2030. Além disso, restauração está ligada a dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262