CI-Brasil na COP28: Agregando valor aos produtos da floresta: soluções tecnológicas e arranjos pré-competitivos para as bioeconomias da Amazônia

dezembro 2, 2023

Dubai, 02 de dezembro de 2023 - No sábado (02), pela manhã a discussão promovida pela Conservação Internacional (CI-Brasil) na COP28 giraram em torno da bioeconomia. O painel “Agregando valor aos produtos da floresta: soluções tecnológicas e arranjos pré-competitivos para as bioeconomias da Amazônia” promovido em parceria com o Consórcio Amazônia Legal, contou com a participação do Secretário do Meio Ambiente do estado do Amazonas, Eduardo Costa Taveira, da Coordenadora de Mudanças Climáticas, Bioeconomia e Serviços Ambientais - SEMAS/PA, Camilla Penna da Miranda, da Diretora Programa Políticas sobre Mudança do Clima da GIZ-Cooperação Alemã, Sonja Berdau e do Presidente Conselho do Instituto Arapyaú, Roberto Waack.

Os painelistas destacaram a necessidade da criação de arranjos competitivos para mobilizar o setor privado para, além de investir na bioeconomia, garantir também que exista pesquisa aplicada, desenvolvimento e tecnologia na proposição de novos modelos ou no aperfeiçoamento dos existentes, além de políticas públicas organizadas para que o desenvolvimento seja inclusivo e respeite a perspectiva dos povos da Amazônia.

A Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary, esteve presente no debate e ressaltou a importância da participação indígenas no debate da bioeconomia e da produção em larga escala. “É preciso agregar os meios de culturas tradicionais para a valorização das mercadorias produzidas localmente, e dos métodos que esses produtos são produzidos”.

As Soluções Baseadas na Natureza, como o investimento em bioeconomia ,estão no centro do trabalho da Cl-Brasil. Qualquer ação que conserve, restaure ou melhore o uso ou manejo de ecossistemas ****ao mesmo tempo em que aumenta o armazenamento de carbono e/ou evita as emissões de gases de efeito estufa - pode ser considerada uma Solução Baseada na Natureza.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262