DECLARAÇÃO: PROPOSTA DO BRASIL PARA A AMAZÔNIA É "UM SALTO NA DIREÇÃO CERTA"

dezembro 1, 2023

DUBAI (1º de dezembro de 2023) - O Vice-Presidente da Conservação Internacional no Brasil, Mauricio Bianco, emitiu a seguinte declaração em resposta a uma proposta feita hoje pelo Brasil para criar um fundo global para financiar a conservação florestal. O fundo, que espera arrecadar US$ 250 bilhões, apoiaria a conservação florestal em 80 países.

"Não há caminho para a estabilidade climática sem reverter a perda da natureza. O anúncio de hoje é um salto na direção certa - uma afirmação inequívoca da liderança amazônica no momento certo.

"À medida que o relógio avança, estamos nos aproximando ao ponto crítico da Amazônia. Nossas ações devem corresponder à urgência deste momento. Precisamos de uma mobilização em massa de recursos em favor da natureza, para evitar o desmatamento, manter as florestas em pé e acelerar os esforços de restauração - todas as medidas necessárias para sustentar a riqueza da Amazônia para muitas gerações futuras. A equidade social e econômica para mais de 50 milhões de pessoas que vivem na Amazônia é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de conservação, e será crucial para o fundo incluir totalmente os povos indígenas e as comunidades locais que dependem diretamente da floresta. 

"Tudo o que fazemos, na COP28 e além, deve estar focado na distribuição rápida de recursos para as áreas que mais precisam, para o benefício de todas as pessoas."

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262