Mulheres indígenas líderes em soluções ambientais na Amazônia

maio 12, 2021

Quatro mulheres indígenas da Amazônia brasileira farão parte do novo programa lançado pela Conservação Internacional. Projetos geridos por elas irão receber apoio financeiro e técnico para serem executados em comunidades indígenas.  

CARD_MULHERES_LIDERES_TODAS

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2021 - Como parte do projeto Nossas Futuras Florestas - Amazônia Verde, a Conservação Internacional com o apoio do Governo da França e da Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), deu um passo em direção à igualdade de gênero. Quatro mulheres líderes indígenas da Amazônia brasileira foram selecionadas para participar do programa de bolsas do projeto. Elas receberão apoio técnico e financeiro para executar suas ideias que giram em torno da conservação de territórios, adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento das comunidades usando conhecimentos ancestrais. 

Mulheres desempenham um papel fundamental na estrutura das comunidades locais e dos povos indígenas, sendo elas as doadoras da vida, protetoras, conhecedoras das medicinas tradicionais, semeadoras, restauradoras e recipientes das suas famílias e as salvaguardas dos saberes tradicionais. Apoiar mulheres indígenas, fortalecendo seus conhecimentos, incentivando mecanismos financeiros para que possam ter autonomia e liderar seus próprios projetos é um compromisso com a segurança e a conservação de seus territórios e florestas. 

O programa de Incentivos da Conservação Internacional é o maior programa de liderança de mulheres indígenas na Amazônia em soluções ambientais. Além do Brasil, mulheres de outro seis países da bacia amazônica receberão suporte para serem promotoras, pesquisadoras e porta-vozes de seus projetos dentro de suas próprias comunidades. Ao todo, 24 mulheres receberão suporte. 

Conheça as mulheres e projetos selecionados no Brasil: 

  3MulheresJuntas@2x

 

O programa de incentivos de mulheres indígenas líderes em soluções ambientais na Amazônia faz parte do Nossas Futuras Florestas – Amazônia Verde, projeto financiado pelo governo da França e pela Conservação Internacional, como parte da Aliança para a Conservação das Florestas Tropicais. Para mais informações www.conservation.org/lideresindigenas  

Sobre Nossas Futuras Florestas - Amazônia Verde 

Nossas Futuras Florestas–Amazônia verde, está trabalhando para conservar até 12% da Amazônia — cerca de 73 milhões de hectares — até 2025. Apoiado pelo governo francês, o projeto é uma das prioridades de conservação da Aliança para a Proteção das Florestas Tropicais, uma iniciativa para a proteção, restauração e manejo sustentável das florestas tropicais. 

Para mais informação Clique aqui www.conservation.org/ourfutureforests

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262