Rachel Biderman é a nova vice-presidente sênior das Américas da Conservação Internacional

novembro 17, 2020


Arlington, Virgínia, EUA (18 de novembro de 2020) – A Conservação Internacional anunciou hoje Rachel Biderman como vice-presidente da organização das Américas. Ela liderará as estratégias e programas da Conservação Internacional nas Américas do Sul e Central enquanto promove as principais iniciativas de mudança climática, biodiversidade e comunidade em toda a região. Ela começará a atuar na função na terça-feira, 1.º de dezembro de 2020.

Residente em São Paulo, Rachel traz amplo conhecimento de desenvolvimento sustentável, liderança e experiência programática prática que ajudará a orientar e apoiar a missão da Conservação Internacional de criar um mundo natural saudável e próspero que beneficiará a resiliência de longo prazo da natureza e das pessoas que dependem dela.

“Estamos entusiasmados por ter Rachel na equipe da Conservação Internacional liderando nossos programas nas Américas. Ela não só traz conhecimento profundo e ampla experiência regional para a função, mas também é uma líder nata que ajudará a enfrentar os desafios globais que o mundo enfrenta: perda de biodiversidade, a emergência climática, pandemia, injustiça social e turbulência econômica. Sua visão e otimismo serão, sem dúvidas, um ativo para o nosso trabalho nas Américas e muito mais”, disse Daniela Raik, vice-presidente executiva de programas de campo da Conservação Internacional.

Nos últimos 30 anos, Rachel concentra a maior parte de seu trabalho no campo da mudança climática e florestas, envolvendo-se com o setor privado, organizações da sociedade civil, comunidades, governo e educação para apoiar a colaboração em projetos de desenvolvimento sustentável nos setores ambiental, agrícola, de mudança climática e de políticas públicas. Ela também integrou seu conhecimento e paixão pela igualdade de gênero e a capacitação das mulheres em seu trabalho e continuará a apoiar mulheres e povos indígenas por meio de seu trabalho na Conservação Internacional.

Anteriormente, Rachel passou nove anos liderando a WRI Brasil, a filial brasileira do World Resources Institute, uma organização global de pesquisa que se transforma em ação que trabalha na intersecção do meio ambiente com o bem-estar humano. Ela atuou mais recentemente como diretora nacional. Rachel também trabalhou como líder de sustentabilidade no setor privado no centro de sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da FGV e como advogada em escritórios de advocacia privados ou como advogada de interesse público em várias organizações sem fins lucrativos. Além disso, ela ocupou um cargo no governo do estado de São Paulo, em que lidou com questões internacionais, de qualidade do ar, mudança climática e proteção florestal e de ecossistemas.

“O mundo está passando por um momento crucial, enquanto crises globais estão em conflito: a mudança climática, uma pandemia e a desigualdade. Há a oportunidade de reconstruir de maneira inclusiva e que seja benéfica para as pessoas e a natureza”, disse Rachel. “Estou animada para me dedicar à minha paixão e usar a minha experiência trabalhando com mulheres, povos indígenas e soluções climáticas baseadas na natureza para enfrentar este momento enquanto trabalho para proteger as florestas tropicais, manguezais e ecossistemas oceânicos essenciais da América Latina.”

Rachel também apoiou a criação da Plataforma Climática Latinoamericana, uma rede de institutos e ONGs, concentrando-se em políticas e medidas sobre mudança climática na América Latina. Em 2014, ela ajudou a criar a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, da qual continua sendo membro e líder.

Fluente em português, inglês e espanhol, Rachel atuou nos conselhos do Greenpeace Brasil, WWF Brasil, Instituto de Defesa do Consumidor e Fundación Futuro Latinoamericano. 

Rachel é Ph.D. em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, graduou-se em direito pela Universidade de São Paulo e tem dois mestrados em ciência ambiental pela Universidade de São Paulo e estudos jurídicos internacionais pela American University Washington College of Law em Washington, D.C. Ela também atuou como bolsista do Programa de ciência, tecnologia e sociedade da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262