Trilha Transcarioca ganha novo guia

dezembro 19, 2019

A Trilha Transcarioca, a maior trilha de longo curso em área urbana da América Latina, com 180km, ganhou a segunda edição de seu guia de bolso, em uma iniciativa que também viabilizou a atualização de dados e informações em todas as plataformas da trilha, inclusive, com novos atrativos. O lançamento do novo guia de bolso, com tiragem de 2000 exemplares, que vão facilitar e melhorar ainda mais a experiência do visitante, foi nesta quarta-feira, 18, no Mirante Maria Ercília, no Morro da Urca.
 
Na ocasião foi realizado um talkshow, mediado pelo jornalista Renato Cunha (TV Globo), sobre como as trilhas servem para conectar pessoas e reconectá-las com a natureza, além da exibição do minidocumentário sobre a Trilha Transcarioca, que já se consolidou como uma das plataformas de recreação, conservação, turismo e educação ambiental mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. 
 
O guia de bolso é uma iniciativa da Conservação Internacional em parceria com a editora e produtora Bambalaio, Movimento Trilha Transcarioca (MTT) e Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, com patrocínio do Bondinho do Pão de Açúcar e do Banco BTG Pactual, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.  
 
Com esse novo guia de bolso, os visitantes poderão planejar melhor suas caminhadas, descobrir os principais atrativos de cada trecho, as distâncias e os graus de dificuldade, além de obter dicas imperdíveis para uma boa experiência. Os QR codes impressos nos trechos levam para páginas digitais com informações complementares, mapas e tracklogs. Há também recomendações de boas práticas, instruções de segurança e os telefones de emergência. Junto com a segunda edição do guia, será apresentada também a nova versão do aplicativo da Trilha, disponível para as plataformas IOS e Android.   
 
“Dar acesso às informações da Trilha Transcarioca proporciona a quem visita não apenas conhecimento mais amplo a este importante atrativo do Rio de Janeiro, mas também segurança na trilha. Conhecer o Rio pelo ponto de vista do mosaico de parques que a cidade oferece é uma alternativa fundamental para sensibilizar a sociedade da importância da natureza para o nosso bem-estar”, destaca Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional. 
 
Para Horácio Ragucci, presidente do Centro Excursionista Brasileiro e coordenador geral do Movimento Trilha Transcarioca, “a nova edição do guia representa mais uma conquista desta iniciativa que tem a cara do Rio de Janeiro e do montanhismo brasileiro”, ressaltando também que “a Transcarioca é fruto do trabalho voluntário de centenas de voluntários e da articulação e colaboração entre poder público, sociedade civil e setor privado”. 
 

A partir de dezembro o Movimento Trilha Transcarioca (www.trilhatranscarioca.com.br) irá comercializar o guia pelo valor de R$ 40,00. Toda a receita arrecada será revertida para a manutenção e sinalização da trilha, em parceria com os adotantes e voluntários. 

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador geral do Movimento Trilha Transcarioca Horácio Ragucci pelo telefone  (21) 99795-7236, ou no email contato@trilhatranscarioca.com.br .

Histórico da trilha 

Com 180 km de extensão, a trilha vai de Barra de Guaratiba até o Pão de Açúcar e passa pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação ao longo do seu traçado pelas Zonas Oeste, Norte e Sul. Idealizada na década de 1990, por Pedro da Cunha e Menezes, este sonho começou a se tornar realidade em 2011 pelo Mosaico Carioca de Áreas Protegidas - http://mosaico-carioca.blogspot.com – colegiado que integra as unidades de conservação no âmbito federal, estadual e municipal da cidade do Rio de Janeiro. Ganhou fôlego a partir de 2013, com a mobilização de voluntários e gestores dos parques. Em 2017 foi oficialmente reconhecida pela Prefeitura através do decreto municipal no 43.272, de 6 de junho, e tornou-se a primeira trilha sul-americana a integrar a World Trail Network.  
 
Desde seu lançamento, milhares de cariocas e turistas têm usando a trilha como plataforma para explorar as unidades de conservação do município, reconectar-se com a natureza e conhecer novas paisagens. Ao longo desse caminho, a rede da trilha foi fortalecida e novas parcerias consolidadas.  Além de integrar a World Trail Network, a Trilha Transcarioca hoje é trilha irmã da Bruce Trail (Canadá) e da Lebanon Mountain Trail (Líbano). Mantém ainda cooperação com a Rota Vicentina (Portugal), Amigos de La Montaña (Cerros Orientales de Bogotá, Colômbia) e com a Pacific Crest Trail (Estados Unidos), e é também membro da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, sendo o pilar formador da Trilha Nacional Oiapoque – Chuí. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262