Um dia no parque 2019: a maior mobilização em ucs no brasil

julho 25, 2019

??

Um Dia no Parque 2019: ????a maior ação de mobilização e engajamento já realizada pelas Unidades de Conservação no Brasil

 

No último domingo, dia 21 de julho, aconteceu a segunda edição da campanha Um Dia no Parque. Esta edição consolidou a ação, com 231 Unidades de Conservação participando e promovendo atividades em todo o país contabilizadas até o momento. Nas redes sociais, mais de 10 mil fotos publicadas por visitantes mostram a diversidade de atividades promovidas.

A campanha Um Dia no Parque, idealizada pela Rede Pró UC e realizada pela Coalizão Pró UCs, é um convite para os brasileiros frequentarem as Unidades de Conservação e para que as conheçam. O objetivo da campanha é criar uma cultura de visitação aos Parques e reservas do Brasil, tornando-se uma data de comemoração oficial no país. "Essa edição do Um dia no Parque mostrou o quanto as nossas áreas protegidas são importantes para a sociedade. Na Mata Atlântica, onde vive a maior parcela da população urbana do Brasil, o apoio da sociedade a essas áreas é o que vai garantir um futuro próspero a nossa floresta", afirma a bióloga e gerente de Áreas Protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães. 

A Conservação Internacional apoiou as ações na Trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro. Com 180km de extensão, divididos em 25 trechos, ela liga os bairros da Urca, na Zona Sul, a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste e é a maior trilha de longo curso da América Latina. Para obter mais informações sobre os trechos os visitantes puderam acessar o site https://trilhatranscarioca.com.br/ e baixar gratuitamente o aplicativo "Trilha Transcarioca", na App Store e Google Play, ambos produzidos com o apoio da Conservação Internacional.?

"Já que as pessoas estão sempre com seus celulares, o aplicativo da Trilha Transcarioca ajuda com informações sobre os trechos, pontos de apoio e dicas para um bom passeio e também as conecta à natureza. E pode gerar mais engajamento no cuidado da Trilha Transcarioca", explica Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional.  ?

Para a coordenadora do Programa de Ciências do WWF-Brasil, Mariana Napolitano, "o maior indicador de sucesso foi a forma como os gestores, associações e parceiros locais incorporaram e adaptaram a ação, conferindo legitimidade e sentido a cada uma das atividades realizadas".

A Coalizão é um grupo de Organizações Não Governamentais formado por instituições de todo o país que têm um objetivo em comum: o fortalecimento das Unidades de Conservação. "A capilaridade alcançada no último domingo é um reflexo concreto do trabalho colaborativo desenvolvido pela Coalizão Pró UCs, que mais uma vez mostrou sua capacidade de catalisar forças para promover a valorização das Unidades de Conservação em uma ação que atingiu todo o país", avalia Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia.

Nós entendemos que a campanha só teve este sucesso graças ao engajamento destas instituições e parceiros todo o Brasil, que apoiaram e abraçaram a campanha, como o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação), os órgãos ambientais estaduais, como Fundação Florestal (SP), Inea (RJ), Iap (PR), Imasul (MS), Ideflor-Bio (PA), SEMA-CE, Ibram-DF, órgãos ambientais municipais, grupos, coletivos e instituições. Ao todo foram mais de 130 parceiros mobilizadores de norte a sul do país. A campanha contou também com o apoio da GIZ, Sociedade Alemã de Cooperação Internacional, e das próprias ONGs da Coalizão, que se organizaram e contribuíram para a realização da ação. O Secretário Executivo Adjunto e Gerente de Projeto no IMAFLORA, Roberto Palmieri, avalia que, com a campanha, os "órgãos estaduais como o Ideflor-Bio no Pará e parceiros locais se sentiram menos solados, fazendo parte de uma rede nacional que compartilha do mesmo desejo de estar mais próximo à natureza e unidos cuidando dela como um patrimônio de todos os brasileiros, mesmo nos locais mais remotos e até então pouco conhecido pelos próprios brasileiros".

Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, afirma que "Um Dia no Parque é uma ideia que veio para ficar, pois atende a uma necessidade dos brasileiros, que gostam e se preocupam com a natureza, mas que ainda estão aprendendo e descobrindo o encanto e a importância das Unidades de Conservação no país".

Além disso, a campanha Um Dia no Parque é um grande convite à celebração da natureza, das UCs, e que gera essa noção de pertencimento e orgulho nos brasileiros, e quem participa se sente parte fundamental de algo maior.

A próxima edição, que acontece dia 19 de julho de 2020, já começou a ser preparada. A data, que foi escolhida com base no aniversário do SNUC, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei que rege as UC, e completa 20 anos no dia 18 de julho de 2020, o que torna a edição ainda mais importante e significativa.

Em 2020, esperamos engajar mais Unidades de Conservação e levar ainda mais brasileiros para ter contato com a natureza, e contamos com sua participação nesta campanha de valorização e exaltação de nossas áreas naturais protegidas!

 

Contato:

Coalizão Pró-Unidades de Conservação

Fabiani Matos, assessora de comunicação

41 3015-8396

41 99643-3650

redeprouc@gmail.com

 

Rede Pró UC

Angela Kuczach, Diretora Executiva

41 99796-0538

angela.kuczach@gmail.com?

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262