Proteger a natureza todos dependemos para comida, água fresca e meios de subsistência

Sema-Bahia lança ferramenta de análise ambiental com apoio da CI-Brasil

maio 8, 2017

???????Sema-Bahia lança ferrame??nta de análise geoambiental 

?Dese????????nvolvida com a colaboração da CI-Brasil, técnic??a pode diminuir impactos ambientais no estado?

?


        ?No dia 9 de maio, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) lançam uma nova ferramenta online que permite a visualização e análise de áreas de interesse para implantação de empreendimentos. O Módulo de Avaliação Preliminar (MAP) foi desenvolvido pela Conservação Internacional e será apresentado pelo secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, às 14h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, 4ª Avenida, nº 430, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

         Ferramenta inédita no Brasil, o MAP auxiliará empreendedores, órgãos públicos e técnicos de meio ambiente a avaliar alternativas locacionais e antecipar alguns dos principais potenciais impactos socioambientais da implantação de um empreendimento em determinada área. O usuário acessa diversas informações geográficas e realiza consultas sobre as características ambientais da área de interesse para a instalação do seu negócio. A primeira versão do MAP Geobahia entra no ar no dia do seu lançamento, no endereço geobahiamap.seia.ba.gov.br.

         "O MAPGeoBahia tem como base o conceito de alertas antecipados sobre a extensão e especificidade de impactos socioambientais potenciais. O objetivo é qualificar e agilizar o planejamento da implantação e o estabelecimento de medidas de mitigação e de compensação; sendo importante ferramenta para empreendedores, governos e sociedade", afirma Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da CI-Brasil.

         O uso da ferramenta não constitui etapa formal do processo de licenciamento.  Contudo, técnicos e empreendedores ganharão uma ferramenta que apoiará e qualificará os diagnósticos e contribuirá para as tomadas de decisão. Os produtos gerados pela plataforma devem ser usados em caráter de orientação, e os resultados, validados em campo para que sejam utilizados como suporte à elaboração de documentação técnica adequada para licenciamentos.

         Desenvolvimento - Mais de 130 profissionais dos órgãos ambientais da Bahia, secretarias, empreendedores, pesquisadores e membros da sociedade civil participaram do desenvolvimento da plataforma, que teve a primeira etapa financiada pelas empresas Renova Energia, Casa dos Ventos e Companhia de Energias Renováveis, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEOLICA). O MAP foi inspirado na ferramenta Tremarctus, desenvolvida pela Conservação Internacional (CI) para o governo da Colômbia. A CI-Brasil tem sido parceira no desenvolvido desta primeira e das próximas versões da ferramenta.

         O trabalho é coordenado pela Superintendência de Estudos e Pesquisas (SEP) da Sema. O superintendente Luiz Ferraro explica que as informações são acessadas em uma interface intuitiva "através de desenho direto na tela do sistema, carregamento de arquivos externos, extração de relatórios contendo as sobreposições entre o local de interesse e dados sobre meio biótico, social, físico e de infraestrutura, entre outras". O sistema conta ainda com uma ferramenta voltada para simulação da localização de linhas de transmissão de energia, onde podem ser geradas quatro opções hipotéticas de traçados, com observação dos custos socioambientais e restrições legais.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do Módulo de Avaliação Preliminar (MAP) - GEOBAHIA
Quando: 9 de maio, às 14h
Onde: Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, 4ª Avenida, nº 430, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador ?


Contatos para imprensa

Priscila Steffen – Gerente Sênior de Comunicação
psteffen@conservation.org
Tel: +55-21-2173-6389 / +55-21-99032-5690