Produção sustentável de commodities é o foco de parceria global

setembro 5, 2017

?

Produção sustentável de commodities é o foco de parceria global?

O projeto no Brasil vai atuar na produção sustentável de soja  

 

???

Foto: Delegação Brasileira no evento na sede das Nações Unidas em Nova York. (?Mauricio Bianco/CI-Brasil)  

A produção de soja, carne e óleo de palma é atualmente o principal condutor do desmatamento tropical. Em vista disso, algumas das maiores organizações de conservação, desenvolvimento e finanças do mundo, assim como países produtores, lançaram uma parceria inovadora em Nova York nesta quarta-feira, 06 de setembro.

Com o principal financiamento proveniente do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, GEF) e com o Green Commodities Programme do PNUD à frente, a tão aguardada "Parceria para o Bom Desenvolvimento" sairá do papel graças à colaboração com a Conservation International, a Corporação Financeira Internacional, a ONU Meio Ambiente, o World Wildlife Fund e os governos de Brasil, Indonésia, Libéria e Paraguai.

O evento de lançamento foi realizado na sede da Organização das Nações Unidas e teve a presença do administrador do PNUD, Achim Steiner, se reunirá com o CEO do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Naoko Ishii, para lançar a Parceria. Também participaram do lançamento governos parceiros, incluindo o ministro da Agricultura da Libéria; o ministro do Meio-Ambiente do Paraguai; o diretor Geral de Florestamento da Indonésia, também vice-ministro de Alimentação e Agricultura do Ministério de Assuntos Econômicos; e o Secretário-Adjunto de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Representantes de alto nível de diferentes áreas das Nações Unidas, do setor privado e da sociedade civil, tais como Citi, McDonald's e a Associação Indonésia de Produtores de Óleo de Palma também estiveram no lançamento.

Com a expectativa de que a demanda por soja, carne bovina e óleo de palma dobre até 2030, a Parceria vem somar-se aos esforços existentes e às redes de organizações participantes e trabalhará por meio dos canais nacionais de produção, financiamento e demanda. O foco está na reunião de uma ampla gama de partes interessadas e iniciativas para criar uma mudança de longo prazo por meio dessas redes estratégicas de fornecimento de commodities. Pelos próximos quatro anos, a parceria visará:

  • Políticas para disponibilizar terras adequadas para produção;
  • Aprimoramento da capacidade dos produtores de adotar boas práticas agrícolas;
  • Aumentar a conscientização do mercado e a demanda pela redução do desmatamento.

No nível dos países, a parceria terá foco em ambientes produtivos estratégicos, como a área Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), no Cerrado brasileiro; o ambiente biodiverso das províncias de Riau na Indonésia, Sumatra do Norte e o Oeste de Kalimantan; as novas fronteiras do óleo de palmeira no Nordeste da Libéria; e a região do semiárido do Chaco, no Paraguai.

Enquanto isso, um contínuo aprendizado terá apoio de uma comunidade crescente de práticas, coordenada pelo Green Commodities Programme do PNUD.

Atualmente, a produção comercial de soja, carne bovina e óleo de palma são forças econômicas dominantes em muitas nações e economias rurais em desenvolvimento. Administrados de maneira sustentável, elas têm potencial para se tornar engrenagens para o desenvolvimento rural, respondendo a muitos dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável para erradicar a pobreza e proteger o planeta. Transformar essas três redes de fornecimento de commodities também tem o potencial de reduzir o desmatamento tropical e frear as mudanças globais do clima.?

?

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262