Parque Nacional do Pau Brasil é aberto para turismo e lazer

outubro 25, 2016

?


Parque Nacional do Pau Brasil é aberto para turismo e lazer

Evento oficial inaugura área que poderá ser visitada a partir de novembro deste ano

 

Levando o nome da árvore que motivou o batismo do Brasil, no dia 28 de outubro, será aberto para uso público o Parque Nacional do Pau Brasil, área de grande concentração de biodiversidade, recursos naturais e oportunidades para experiências junto à natureza. Localizado no sul da Bahia, região de Porto Seguro e também chamada de Costa do Descobrimento, o Parna do Pau Brasil reúne espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, um bioma que está constantemente ameaçado. No total são 19 mil hectares de território que se transforma agora em um dos principais pontos turísticos do país.

A partir dessa data, quem visitar o parque vai encontrar trilhas, mirantes de observação, cachoeira, além de uma exposição no Centro de Visitantes, que conta a história do parque e alguns aspectos da natureza local. O planejamento das atividades de manejo, turismo e lazer dentro do parque foram executadas por meio de parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade –  ICMBio e pela Conservação Internacional ao longo de 17 meses. Foram fundamentais para esse trabalho ser realizado as parcerias com a Prefeitura de Porto Seguro e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rio do Brasil, vizinha ao parque; além do apoio da Associação Despertar Trancoso (ADT), que desenvolve o projeto Vizinhos do Parque, com foco no empoderamento de jovens e mulheres de duas comunidades do entorno do parque (Coqueiro Alto e Sapirara).

Na ocasião, a CI-Brasil lança também o Fundo Abrolhos Terra e Mar, instrumento de captação e gestão de recursos financeiros destinados, inicialmente, a sete unidades de conservação federais da região: os Parques Nacionais do Pau Brasil, Monte Pascoal, do Descobrimento e Marinho dos Abrolhos; as Reservas Extrativistas de Corumbau e Cassurubá e o Refúgio de Vida Silvestre de Rio dos Frades. Os recursos do fundo, que inicia com um aporte de U$ 2,1 milhões oriundos do Global Conservation Found – GCF, serão aplicados na preparação dessas áreas para uso público, turismo, lazer e educação. O fundo também conta com o apoio do ICMBio e Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Para aqueles que se interessarem em conhecer esse cenário natural, deverão entrar em contato com o ICMBio via e-mail: parnadopaubrasil@gmail.com. 


Saiba mais em ICMBio

 

Serviço:

Cerimônia de abertura à visitação do Parque Nacional do Pau-Brasil

Dia: Sexta-feira, 28 de outubro

Hora: 11 h

Local: Estrada Velha Arraial - Itabela s/nº - Distrito de Vale Verde, Porto Seguro (BA) - Sede PNPB


?

Assessoria de Imprensa:

Taís Silva: tsilva@conservacao.org Tel: (73) 99949 5898

Priscila Steffen: psteffen@conservation.org Tel: (21) 96987-3428

Adriane Papa: ascomchicomendes@icmbio.gov.br Tel.:(61) 2028-9578



 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262