Montanhistas percorrem Trilha Transcarioca em comemoração ao Aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro

fevereiro 25, 2015

Montanhistas percorrem Trilha Transcarioca em comemoração ao Aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2015 —

Em comemoração ao aniversário da cidade, montanhistas e amantes das trilhas se reunirão, a partir de 25 de fevereiro até o dia do aniversário do Rio de Janeiro (1º de março) para percorrer alguns trechos da maior trilha urbana do país (180 km), que liga a Barra de Guaratiba ao Morro da Urca. Para a ocasião do aniversário da cidade, os trechos percorridos compreenderão desde o Parque Nacional da Tijuca, até o Morro da Urca - local de término da caminhada e vizinho ao marco de fundação da cidade.

O evento, organizado pelo Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, a Conservação Internacional (CI-Brasil) e o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, tem como objetivo comemorar a criação da trilha - viabilizada recentemente com a ajuda de mutirões voluntários de sinalização - e sua consolidação como “patrimônio da cidade”.

A trilha abrange seis áreas protegidas (cinco Parques e um Monumento Natural), sendo duas delas integrantes da Paisagem Cultural Urbana da Cidade Maravilhosa, tombada recentemente pela Unesco como Patrimônio Mundial. 

Lívio Bruno, secretário executivo do Mosaico Carioca, ressalta o caráter especial do projeto: “Mesmo tendo como referência iniciativas internacionais, a Transcarioca é uma trilha de longo curso única no mundo, pois apresenta várias vertentes em seu trajeto: proximidade com mar, montanha, cachoeiras, além de referências culturais e turísticas. A perspectiva para 2015 é que tenhamos uma participação maior da sociedade, que se empodere da trilha, e faça dela uma opção às praias, por exemplo”.

A Trilha Transcarioca também contribuirá para a promoção de arranjos produtivos nas comunidades de entorno da trilha e junto ao trade turístico,  contribuindo com a renda local, a geração de empregos e o aumento do apoio popular à causa ambiental. Além disso, será um instrumento para engajar escolas, universidades e outros grupos de interesse em torno do uso público de ambientes naturais em contexto urbano.

Sobre a Trilha Transcarioca

Símbolo da união entre as três esferas do poder público, a Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral: o Parque Natural Municipal de Grumari, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Natural Municipal da Catacumba, o Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca e o Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, e uma unidade de conservação sustentável, a APARU do Alto da Boa Vista.

Em processo de construção, pretende-se que o estabelecimento da Trilha Transcarioca proporcione emprego e renda para o desenvolvimento sustentável das regiões da cidade onde a trilha cruza, que também gere incremento na visitação e diversas melhorias na gestão das áreas protegidas, bem como melhorias ambientais para a cidade. A Trilha servirá também de modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, funcionando como uma ferramenta viva de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta de montanha, proporcionando o tão sonhado corredor florestal entre os maciços da Tijuca e da Pedra Branca.

A Trilha Transcarioca foi considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como um dos melhores exemplos de corredor ecológico em área urbana no mundo.

Sobre o Mosaico Carioca

O Mosaico Carioca de Áreas Protegidas foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e tem como objetivo, integrar pessoas, instituições e territórios pelo desenvolvimento sustentável da região onde se insere, tendo as Unidades de Conservação (Federais, Estaduais e Municipais) como âncoras desse processo.

 

Informações para a imprensa:

Mauricio Bianco (CI-Brasil) - mbianco@conservation.org - 21-96834-0130

Gabriela Machado (Instituto Moleque Mateiro) - gabriela@molequemateiro.com.br -21-99408-0422

Julia Barroso (Parque Nacional da Tijuca) - julia.barroso@icmbio.gov.br - 21-99504-9668

 

https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca

http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262