Proteger a natureza todos dependemos para comida, água fresca e meios de subsistência

Lançamento Trilha Transcarioca App

agosto 20, 2017

???

De caminhan??tes a guardiões da Trilha Transcarioca

 

App da maior trilha de longo curso do? Brasil, ???lançado dia 28 de agosto, permite que usuá?rios colaborem com a conservação dos trechos

 

 

A Conservação Internacional, em parceria com o Movimento Trilha Transcarioca e o Mosaico Carioca, lançou o aplicativo "Trilha Transcarioca", no dia 28 de agosto. Os usuários poderão se tornar guardiões da trilha e ajudar na conservação dos trechos, ao detectar algo importante, como uma árvore caída, o avistamento de um animal silvestre, uma placa caída e até mesmo questões de segurança, assinalá-lo no aplicativo, detalhando a coordenada geográfica, dia e hora da ocorrência, e ainda registrar com uma foto. A trilha se estende desde Barra de Guaratiba até o Pão de Açúcar, dividida em 25 trechos, passando por atrativos naturais e históricos de seis unidades de conservação: Parque Estadual da Pedra Branca; Parque Nacional da Tijuca; parques naturais municipais da Catacumba, Grumari e Paisagem Carioca; e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

 

Ao assinalar algum problema, o usuário enviará as informações para a unidade de conservação responsável pelo trecho, assim como para os adotantes voluntários que atuam no mesmo, que, por sua vez, poderão responder diretamente ao usuário. Caso não haja sinal de internet no local, o usuário poderá salvar a ocorrência como rascunho e enviar assim que retornar a um ponto com conexão.

 

Desenvolvido pela empresa eTrilhas, com apoio do programa Millennium Innovation Lab, da Conservação Internacional, o aplicativo permitirá que o usuário faça "check in" nos 25 trechos da trilha, carimbe seu passaporte virtual, ganhe medalhas por desafios superados (trecho mais longo, pico mais alto, entre outros), avalie os trechos caminhados e compartilhe toda essa experiência nas redes sociais.

 

Segundo Rodrigo Medeiros, vice-presidente da Conservação Internacional, o aplicativo colocará os visitantes da Trilha Transcarioca em um papel de protagonistas. "Este aplicativo trará inovação não só porque ajudará na reconexão das pessoas com a natureza da Cidade Maravilhosa, mas também porque irá estimular o cuidado, a criatividade e a colaboração pela trilha, apoiando os voluntários e as equipes das unidades de conservação a mantê-la. Tudo isso através de uma ferramenta que todos possuem no bolso".

 

Paula Rascão, sócia-diretora da eTrilhas, embarcará para o Japão no próximo dia 4 de setembro para, dentre outras coisas, apresentar o aplicativo para usuários de trilhas ecológicas de 15 países, que colaboram com a Rede Mundial de Trilhas (Word Trail Network). Rascão acredita que a adoção da tecnologia é também uma aliada ao uso sustentável de áreas protegidas. "Além do recurso de Guardião, o aplicativo também permite que o usuário compartilhe no Facebook e Twitter sua frequência nas trilhas, além de ser recompensado com "medalhas" virtuais. É o uso da gamificacão para a ocupação das trilhas naturais".

 

O aplicativo já possui novas versões previstas, em que será possível gerar relatórios qualitativos e quantitativos das ocorrências marcadas e da frequência das pessoas nas trilhas, assim como a produção de um "mapa de calor" de problemas, o que ajudará muito as equipes das unidades de conservação por onde a trilha passa. 

Sobre a eTrilhas

 

A empresa eTrilhas atua desde 2009 no segmento de trilhas naturais com exploração de recursos digitais, tendo conseguido apoio da Faperj, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Riotur e Sebrae. O aplicativo desenvolvido pela empresa tornou-se referência no segmento, tendo sido adotado pela Trilha Transcarioca este ano.

 

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)

Organização ambiental brasileira criada em 1990, integra uma rede internacional presente em mais de 30 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar. A CI-Brasil utiliza um conjunto inovador de ciência, políticas e parcerias para proteger a natureza que dependemos para sobreviver: alimentos, água e os meios de subsistência.  Visite: www.conservacao.org.br.

Para mais informações sobre a Trilha Transcarioca veja www.trilhatranscarioca.com.br

Lançamento: http://bit.ly/2xmiVu7?


Contatos e mais informações: Priscila Steffen – psteffen@conservation.org
2173-6389 ou 96987-3428. ?

Contatos para imprensa

Priscila Steffen – Gerente Sênior de Comunicação
psteffen@conservation.org
Tel: +55-21-2173-6389 / +55-21-99032-5690