Festival de Observação de Aves da Costa do Descobrimento

abril 16, 2018

FESTIVAL DE OBSERVAÇÃO DE AVES DA COSTA DO DESCOBRIMENTO?

Nas terras de Cabral uma nova descoberta: as aves!?

 

Nos dias 20, 21 e 22 de abril acontecerá no Centro Histórico de Porto Seguro o "1º Festival de Aves de Porto Seguro, o FAPS". O 1º FAPS tem como objetivo sensibilizar a população, empresários e gestores públicos e turistas para a importância das aves e dos ambientes naturais onde elas vivem para a qualidade de vida da região, bem como a relevância da atividade de observação de aves para o turismo.

"Porto Seguro tem uma rica e única biodiversidade, retratada deste o seu descobrimento, e protegida por um conjunto de parques e reservas, públicas e particulares, com biodiversidade única. Desenvolvemos estudos que confirmaram a nossa suspeita de que a região apresenta uma das maiores diversidades de avifauna do país. Foram identificadas 240 espécies de aves, sendo 31 delas raras e ameaçadas de extinção", destaca Virgínia Camargo, gestora da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel.

Durante os três dias do evento, diversas atrações serão ofertadas ao amplo público, para escolas, moradores e turistas, que poderão ter acesso a palestras sobre o universo das aves, técnicas de observação e fotografia, pintura e jogos educativos, exposição fotográfica, dentre outras atrações.

O 1º Festival de Observação de Aves de Porto Seguro, que é inspirado em festivais similares que ocorrem Brasil afora, é uma iniciativa do projeto "Fomento da atividade de Observação de Aves na Costa do Descobrimento", iniciado há quase 2 anos no município de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, fruto da parceria entre a Conservação Internacional, Veracel, Parque Nacional do Pau Brasil e Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades, com co-realização da Secretaria de Turismo do Município de Porto Seguro.

O projeto tem como objetivo demonstrar a viabilidade e relevância do segmento de observação de aves na Costa do Descobrimento, buscar engajar e oferecer oportunidades de treinamento e atividades educativas para as comunidades do entorno das unidades de conservação e realçar o potencial do segmento de observação de aves para a geração de trabalho e renda e para a educação ambiental de moradores e visitantes.

"Estamos satisfeitos em promover o festival com os parceiros locais e assim levar um pouco da natureza das aves e a importância das mesmas para o bem-estar humano. A atividade de observação de aves está hoje em expansão no Brasil, inspirada em um movimento que já ocorre em vários outros países, e isso só traz benefícios sociais, ambientais e econômicos para os locais onde ela acontece", diz Rodrigo Medeiros, vice-presidente da Conservação Internacional.

Na ocasião, também será lançado o "Guia de Observação de Aves da Costa do Descobrimento" e uma publicação com orientações gerais para o desenvolvimento da atividade do município, elaborado de forma participativa por um conjunto de parceiros locais.

Apoiam o evento: Iphan, ICMBio, Prefeitura de Porto Seguro, Hotel Estalagem, Bahia Active.

Informações para a imprensa:

Priscila Steffen – Gerente de Comunicação
Conservação Internacional
(21) 96987-3428
psteffen@conservation.org

 

 

 

 


 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262