Estudantes do Pará criam blog para relatar experiências ambientais

novembro 30, 2016

?

Estudantes do Pará criam blog para relatar experiências ambientais

Os registros serão referentes às atividades do projeto Intercâmbio do Conhecimento Guerreiros da Amazônia

Os doze estudantes do município de Juruti, no oeste do Pará, que fazem parte do "Intercâmbio de Conhecimento: Guerreiros da Amazônia", passam por mais uma etapa do projeto. Agora o desafio é registrar em um blog e nas mídias sociais toda a experiência vivenciada nas oficinas sobre planejamento e conservação ambiental do município. A iniciativa faz parte das ações do Plano Estratégico de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade de Juruti, conduzido pela Conservação Internacional, Embrapa Acre, Instituto Juruti Sustentável, Amazon Guerreiros da Amazônia e Prefeitura de Juruti, com o apoio da Alcoa Foundation, braço social da Alcoa, que mantém operações de mineração de bauxita em Juruti.

Na terceira formação do projeto, os estudantes participaram de oficina sobre de Mídias Sociais, ministrada pela bióloga Adriane Gama, ativista ambiental e social, especializada em softwares livres e que desenvolve trabalhos voltados à inclusão digital. Ela abordou em sua capacitação aspectos sobre cultura e comunicação digital, noções práticas da técnica de 'Design Thinking', construção de blogs, produção e conteúdos, redes sociais, entre outros. Ainda no terceiro intercâmbio houve apresentação técnica do Grupo de Trabalho do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) de Juruti, elaboração e apresentação de um jogo didático baseado no ZEE e oficina de cartografia.

"Ressaltamos que o objetivo de todo esse trabalho é conectar, cada vez mais, os jovens com o meio ambiente para que se vejam como protagonistas de um futuro mais sustentável para Juruti. Em seis meses de projeto, temos resultados bem positivos, como o comprometimento dos jovens que de fato querem absorver o aprendizado e colocá-lo em prática para a melhoria da qualidade de vida e bem estar da sociedade", avalia Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional.


 

Para Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, em todas as localidades onde atua, a empresa tem participação ativa nas comunidades e o tema da conservação da biodiversidade é considerado estratégico pela Companhia. "Por isso, a Alcoa apoia esta iniciativa com a expectativa de contribuir de forma efetiva com a proteção e conservação dos recursos naturais em ?Juruti. O mais fantástico é que o intercâmbio do conhecimento, ao capacitar a juventude, trabalha no presente com resultado certeiro no futuro, pois está treinando os jovens que liderarão as próximas gerações", declara Rogério Ribas. 

O estudante Yhago Ruben, 20 anos, afirma que por ser jurutiense sente-se mais motivado a se empenhar no projeto e garante que a experiência tem sido enriquecedora. "Está sendo uma experiência extraordinária, que tem aberto nossos olhos para o cuidado com o meio ambiente e nos despertado para contribuir para a conservação dos recursos naturais do nosso município. Percebi que eu posso contribuir direta e indiretamente para essa mudança, sendo multiplicadores desse conhecimento para a sociedade e defensores da biodiversidade de Juruti", diz Yhago, que está na expectativa da aprovação no curso de Agronomia pela UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará. "Estou me identificando tanto com o projeto, que resolvi me inscrever em um curso com esse viés ambiental".

A estudante Josineia Lima, 18, afirma que o projeto superou suas expectativas. "Pensei que só seriam viagens, já que se trata de um intercâmbio, mas é muito mais que isso. Toda semana temos atividades e periodicamente uma programação com todo o grupo. E tudo com muita seriedade, pois ao final teremos que apresentar um produto à coordenação. Não sabíamos o que era ZEE, para que servia e a importância disso para Juruti. Estou muito feliz por esta vivência e ter tudo o que fazemos registrado no blog será sensacional", vibra.

Além das oficinas, Josineia diz que está tendo uma experiência prática com a comunidade. "Fomos convidados por uma professora para fazer apenas uma apresentação sobre meio ambiente para crianças de uma comunidade católica, mas o trabalho ficou fixo e hoje, compartilhamos nossas experiências, levando teatro, os livros da série Guerreiros da Amazônia e dinâmicas ambientais para as crianças. Para aprofundar os meus conhecimentos na área, estou fazendo curso online de Meio Ambiente pelo Senai", conta.

 

Para mais informações:

Priscila Steffen  
Comunicação | Conservação Internacional 
(21) 2173-6389 / 96987-3428
psteffen@conservation.org 

Silvia Fujiyoshi

Comunicação | Alcoa Juruti
Rod. PA 257 Km 0,5 - Juruti-PA | Cel 93 98112 4433 | silvia.fujiyoshi@alcoa.com.br

?

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262