CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL LANÇA NOVA ETAPA DO PROGRAMA PESCA+SUSTENTÁVEL

agosto 24, 2016

?????

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL LANÇA NOVA ETAPA DO PROGRAMA 
PESCA+SUSTENTÁVEL 

O programa Pesca+Sustentável disponibiliza o primeiro caranguejo artesanal com garantia de origem do Brasil durante a Semana do Caranguejo em restaurantes da capital paulista e em evento especial em Belém - PA

Incentivar cadeias de pesca mais sustentáveis no Brasil. Essa é a missão do programa Pesca+Sustentável, da Conservação Internacional (CI-Brasil), que deu início à sua terceira etapa em São Paulo com a Semana do Caranguejo, ocorrida de 29 de agosto a 4 de setembro. A abertura foi no restaurante Eau do hotel Grand Hyatt São Paulo, com degustação de pratos elaborados com o caranguejo-uçá da Reserva Extrativista de Canavieiras (BA). Já em Belém - PA, foi realizado um coquetel de lançamento no último 9 de setembro, no restaurante Casarão Bocaiúvas, com degustação de pratos elaborados com o caranguejo-uçá da Reserva Extrativista São João da Ponta, nordeste paraense.? Em ambos, o produto é pescado de forma artesanal, rastreado desde sua origem e com qualidade garantida. 

Participam também na capital paulista os restaurantes Eau, Kinu e CCultura Caseira, localizados no hotel Grand Hyatt, Suri (Chef Dagoberto Torres), Karú (Chef AndreAhn), Taioba (Chef Eudes Assis) e a Peixaria Nossa Senhora de Fátima, que fornecerá o caranguejo aos restaurantes sob encomenda.  

O programa Pesca+Sustentável tem a parceria com renomados chefs com o objetivo de incentivar a utilização do caranguejo-uçá e difundir a informação dos benefícios do rastreamento e do manejo sustentável, tanto para garantir a qualidade do pescado, quanto para valorizar melhores práticas nas comunidades que vivem da pesca. “Esta é a oportunidade para que o público tenha contato com um produto de origem valorizada, oferecendo um alimento mais sustentável, saudável e socialmente justo”, destaca Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil.  

 De acordo com Guilherme Dutra, diretor de estratégia Costeira e Marinha da CI-Brasil, a fase experimental do Pesca+Sustentável no Pará deu ênfase para a fase de preparação das primeiras turmas de tiradores de caranguejo. “Basicamente é um processo de formação das pessoas que irão extrair o caranguejo no mangue e vender ao restaurante parceiro”, explicou. Esta é a sexta comercialização e já foram vendidos mais de 2.500 caranguejos até o momento. Segundo Dutra, o arranjo inicial da cadeia produtiva está em fase de testes, em breve uma nova rodada de vendas será implementada e novos parceiros devem surgir. “O marco zero do monitoramento ecológico nos manguezais de São João da Ponta já foi realizado, isso permitirá definir o potencial de exploração do caranguejo nas áreas monitoradas, esse procedimento será feito anualmente e servirá de comparação para o quadro regional no futuro”, finaliza. 

Para Thierry Buffeteau, chef executivo do hotel Grand Hyatt São Paulo, “é um grande prazer participar deste projeto em parceria com a Conservação Internacional, contribuir com a proteção da natureza e ajudar no desenvolvimento da pesca sustentável. Iniciativas como estas são muito importantes para conscientizar a população e proteger o meio ambiente para as próximas gerações”, ressalta.

Em maio deste ano aconteceu o primeiro encontro de 15 chefs para apresentar o Programa Pesca+Sustentável em São Paulo, no restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, presidente do Instituto ATÁ. “Temos que apresentar mais do que a patinha do caranguejo. Criar pratos que aproveitem integralmente o animal, além de mostrar a vasta variedade de crustáceos do litoral brasileiro”, explica Atala.

Outra iniciativa foi a oficina de beneficiamento de caranguejo no restaurante Clandestino, da chef Bel Coelho: “Ter participado da oficina foi fundamental para conhecer a fundo, além do produto em si, todas as etapas pelas quais o caranguejo atravessa, desde sua origem. Além disso, aprender a limpar um caranguejo com a Dona Maria, de Canavieiras, foi umas experiências mais deliciosas do ano. Lembrar que os produtores também são protagonistas no ramo da gastronomia é muito importante”.

A chegada do pescado nas mesas dos clientes é um passo importante e de amadurecimento da iniciativa. “É importante o cliente ter acesso a informações sobre a procedência, a qualidade e a valorização do trabalho das comunidades como a de Canavieiras, na Bahia, que vivem dessa atividade”, finaliza Rodrigo Medeiros. 

Sobre o Programa Pesca + Sustentável 
O Programa Pesca+Sustentável é uma iniciativa da Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com a CONFREM (organização dos pecadores tradicionais) e o ICMBIO/MMA (responsável pela gestão das Reservas Extrativistas Federais). Em 2014, foi vencedor entre 750 projetos no Desafio de Impacto Social Google. Por meio do desenvolvimento de um sistema de rastreamento para acompanhar a cadeia do pescado, é possível o estabelecimento de uma relação entre os consumidores e os produtores de pescado, permitindo a proteção de espécies e ecossistemas em áreas onde a pesca é feita com práticas mais sustentáveis. 

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)
Organização ambiental brasileira criada em 1990, integra uma rede internacional presente em mais de 30 países, com foco na promoção do bem-estar humano por meio da conservação da natureza. A CI-Brasil utiliza um conjunto inovador de ciência, políticas e parcerias para proteger a natureza que dependemos para sobreviver: alimentos, água e os meios de subsistência.  Saiba mais: http://www.conservation.org/global/brasil?

Informações sobre o programa na CI-Brasil

Priscila Steffen – psteffen@conservation.org

Tel: 21-96987-3428 / 21-2173-6389

Ana Célia – acosta@conservation.org

Tel: 91 - 3225-3707/ 99210-9337?


Restaurantes que participam da Semana do Caranguejo em São Paulo

Hotel Gran Hyatt São Paulo (restaurantes Eau, Karú e Ccultura Caseira)
Endereço: Av. Nações Unidas, 13301 - Itaim Bibi

Restaurante Eau
Tel: (11) 2838-1234

Restaurante Karú
Tel: (11) 2838-3207

Restaurante Ccultura Caseira
Tel: (11) 2838-3203

Restaurante Suri
Endereço: R. Mateus Grou, 488 – Pinheiros – São Paulo
Tel: (11) 3034-1763

Restaurante Karú
Endereço: R. Joaquim Antunes, 48 – Pinheiros – São Paulo
Tel: (11) 2507-5932

Restaurante Taioba
Endereço: Rua Tijucas, 55 - Sertão de Camburi – São Sebastião 
Tel: (12) 3865.2846

Peixaria Nossa Senhora de Fátima
Endereço: R. Pedro Cristi, 89 – Pinheiros – São Paulo
Tel: (11) 3032-1221

PS_SemanaCaranguejo_PostFB_310816_cb1.jpg

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262