Conservação Internacional lança My Africa

maio 9, 2018

?

??Conservação Internacional lança ?"My Africa" ?

?

??????Lupita Nyong'o, vencedora de Oscar, narra o impressionante retrato da África Oriental, na versão em inglês

 

A Conservação Internacional (CI) lançou internacionalmente seu mais recente projeto de realidade virtual "My Africa", por meio do aplicativo WITHIN. Narrado na versão em inglês pela atriz queniana Lupita Nyong'o, vencedora de Oscar, "My Africa" transporta os espectadores para um santuário de elefantes no norte do Quênia, onde uma comunidade está fortalecendo os laços que há muito permitem que pessoas e animais selvagens coexistam.

Os espectadores também podem viajar para "My Africa" em um vídeo de 360 graus em conservacao.org.br/myafrica. O filme estreou no Tribeca Film Festival, no mês de abril e está disponível em sete idiomas: inglês, francês, mandarim, português, espanhol, samburu e swahili, estas últimas faladas no continente africano.

"My Africa" foi produzido para a Conservação Internacional pela produtora Passion Planet, em associação com a Vision3 e com o apoio da Fundação Tiffany & Co. Um suporte adicional para a distribuição foi viabilizado pela empresa Glassybaby.

O filme começa com cenas icônicas da vida selvagem: os espectadores estão no meio de um rebanho de gnus migrando através do rio Mara, em frente a uma leoa enquanto ela captura sua presa. Mais adiante é possível se deparar com um bebê elefante em meio a um santuário liderado por uma comunidade no norte do Quênia.

          Mais do que belas imagens de animais selvagens, "My Africa" é, em última análise, uma história sobre pessoas. Uma jovem Samburu de nome Naltwasha Leripe, com narração em inglês da atriz Lupita Nyong'o, leva os espectadores ao cotidiano de sua comunidade, cuidando do gado, cavando poços nas margens de rios secos e resgatando um filhote de elefante órfão, cujos pais foram abatidos por um caçador ilegal.

          Dirigido por David Allen, quatro vezes vencedor do Emmy, o projeto foi filmado com câmeras de realidade virtual na reserva Namunyak Wildlife Conservancy, na vila Samburu, no norte do Quênia, no Santuário de Elefantes Reteti, o primeiro orfanato de elefantes na África, de propriedade e operado pela comunidade local. Em uma região onde a conservação tem sido tradicionalmente apoiada por estrangeiros, o Santuário Reteti e a organização local de conservação da natureza, Northern Rangelands Trust, oferecem um modelo diferente – baseado na gestão local e no conhecimento tradicional para a proteção da área.

          "My Africa" é um caminho para salvar o milagre que é a África - o último lugar na Terra onde grandes animais terrestres ainda vivem", enfatiza o produtor executivo do projeto e CEO da Conservação Internacional, Dr. M. Sanjayan. "Se vamos salvar a natureza em um mundo tão populoso, precisamos realmente repensar como vamos fazer isso. Este filme mostra um novo caminho, que une, em vez de separar, pessoas e a vida selvagem. Hoje, a conservação não é sobre a construção de cercas, mas a derrubada de barreiras, para que as comunidades locais se beneficiem quando a natureza prospera".

          "A Tiffany está orgulhosa em continuar apoiando à Conservação Internacional e promover esforços de conservação da vida selvagem com o lançamento de "My Africa", disse Anisa Kamadoli Costa, presidente da Fundação Tiffany & Co. "Acreditamos que as pessoas precisam experimentar o que está em risco de se perder, para assim saber o que precisa ser protegido. Ao transportar os espectadores para a majestosa vida selvagem e as paisagens naturais do Quênia, esperamos inspirar o público a se tornarem defensores mais apaixonados da conservação".

          A Tiffany & Co. também contribui para a conservação da vida selvagem na África através da coleção "Save the Wild" da empresa.

O projeto chega em um momento crítico para a vida selvagem da África Oriental. A caça furtiva, a degradação da terra e as mudanças climáticas ameaçam a sobrevivência a longo prazo de muitas das espécies mais emblemáticas da região e sobrecarregam os recursos de que as pessoas precisam para sobreviver. Em "My Africa", os espectadores vislumbram uma solução adiante: um lugar onde as comunidades trabalham em prol das espécies e colhem os benefícios, incluindo maior estabilidade climática, oportunidades de trabalho e melhores meios de subsistência. No norte do Quênia, há uma nova economia, que permite que as pessoas e a natureza prosperem juntas.

"My Africa" é o terceiro projeto de realidade virtual da Conservação Internacional, seguindo "Valen's Reef" e "Amazônia Adentro". A abordagem de realidade virtual, diz Sanjayan, traz os documentários sobre natureza para o século 21 e tem como objetivo alcançar novas audiências e maior apoio à conservação. "A realidade virtual pode oferecer aos espectadores uma experiência profunda que é tão necessária para criar empatia e, esperamos, inspirar ação".

O público está respondendo e agindo. Os dois primeiros projetos de realidade virtual da Conservação Internacional renderam mais de 3 milhões de visualizações até o momento. "Amazônia Adentro" ajudou a organização, com o apoio da empresa SC Johnson, a proteger 4 mil hectares em um programa de proteção da floresta amazônica. Este apoio é parte da maior restauração florestal na Amazônia, por meio da iniciativa Amazonia Live, que vai restaurar ao todo 73 milhões de árvores até 2023.

O Santuário de Elefantes Reteti apresentado em "My Africa" iniciou suas atividades em 2016 com o apoio da empresa Glassybaby, e em 2017, a Glassybaby foi premiada com o prêmio Global Conservation Hero da Conservação Internacional em homenagem ao seu compromisso com o santuário e pelos esforços de conservação em todo o mundo.

 

Sobre a Conservação Internacional

Organização ambiental brasileira criada em 1990, integra uma rede internacional presente em mais de 30 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar. A CI utiliza um conjunto inovador de ciência, políticas e parcerias para proteger a natureza que dependemos para sobreviver: alimentos, água e os meios de subsistência. Visite: www.conservacao.org.br

Sobre a Fundação Tiffany & Co.

Fundada em 2000, a Fundação Tiffany & Co. fornece subsídios para a conservação ambiental, trabalhando na conservação das paisagens terrestres e marinhas mais preciosas do mundo. A Fundação apoia organizações dedicadas à gestão de recursos naturais nas áreas marinhas e conservação de corais. Visite: tiffanyandcofoundation.org

Sobre a WITHIN

A WITHIN é o principal destino de histórias inovadoras em realidade virtual e aumentada. Reúne as melhores experiências de imersão dos melhores criadores de realidade virtual do mundo - desde histórias empolgadas em mundos de pura imaginação à documentários que levam o espectador para dentro das informações. A WITHIN se aplica aos principais headsets, incluindo o Oculus Rift, Samsung Gear VR, HTC Vive, Sony Playstation VR e Google Daydream. Para experimentar a crescente lista de conteúdo do WITHIN, basta fazer o download do aplicativo para iPhone ou Android.

A WITHIN foi fundada pelo premiado cineasta Chris Milk e pelo renomado tecnólogo Aaron Koblin, com o objetivo de explorar e expandir o potencial da narrativa imersiva. Colaboramos com empresas como 21st Century Fox, Oculus, Google, Apple, NBC Universal, Lytro, The New York Times, Vice Media e as Nações Unidas, além de artistas como U2, The Chemical Brothers e OKGO para dar vida e distribuir histórias imersivas em vários gêneros. Mídias sociais: @WITHIN

Sobre a Passion Planet

A Passion Planet, criada em 2011, garantiu rapidamente um alto índice de reputação de documentários inovadores e inspiradores em ciência e história natural. Após uma profícua carreira de 20 anos como produtor principal em sua área de atuação, David Allen, vencedor de vários prêmios Emmy, lidera uma grande equipe criativa, de produtores e especialistas líderes em toda a produção especializada da Passion Planet. A Passion Planet já recebeu 13 prêmios internacionais, incluindo um Wildscreen Golden Panda e dois Emmys. Visite: passion-pictures.com

          Sobre a Vision3

A Vision3 é líder do setor de produção 3D para Hollywood Feature Films e tem se destacado em premiados documentários de grande formato em história natural e experiências inovadoras de realidade virtual e aumentada.

A empresa sediada em Londres foi criada em 2008 e recebeu oito Lumière Awards da International Advanced Imaging Society, incluindo a melhor estereografia da Gravity, da WB. Visite: vision3.tv

Sobre a Glassybaby

Inspirada pela luz curativa de uma vela em vidro feita artesanalmente, a Glassybaby é uma empresa social fundada por Lee Rhodes, que superou três vezes ao câncer. As peças são feitas à mão em Seattle e Berkley, nos Estados Unidos, e criadas em mais de 250 cores e cada uma recebe um nome e um significado únicos. A Glassybaby doa 10% de sua receita para ajudar pessoas, animais e o planeta a se curar. Até o momento a Glassybaby doou mais de US$ 8 milhões para essas causas. Visite: glassbyaby.com

Contatos para imprensa

Priscila Steffen – Gerente de Comunicação
psteffen@conservation.org
Tel: +55-21-2173-6389

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262