MuBE resgata sua história com mostra que aborda a defesa do meio ambiente no Brasil

outubro 11, 2019

Coletiva reúne 22 artistas e reabre as portas do Museu para o movimento socioambiental

Até o dia 03 de novembro de 2019, o MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia) apresenta a mostra Ambiental: arte e movimentos. Com curadoria de Cauê Alves, professor universitário e curador chefe do MuBE, e Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a exposição, que reúne obras de 22 artistas, entre desenhos, pinturas, fotografias e instalações que dialogam direta e indiretamente com questões ecológicas, abre, também, espaço para que organizações socioambientais apresentem suas ideias e ações. A mostra é gratuita, com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h. 
 
A iniciativa conta com a participação de ONGs, como a Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional, Fundação Pró-Tamar, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Save-Brasil, dentre outras, através de vídeos dessas instituições presentes no espaço expositivo. 
 
A mostra tem como objetivo reafirmar o papel do museu no debate das questões do meio ambiente. O MuBE nasceu da organização da sociedade civil, em pleno processo de abertura política no final da década de 1980, em defesa da qualidade de vida na cidade e da preservação do verde. 
 
“Temos enfatizado um olhar contemporâneo sobre a arte para ampliar o entendimento das pessoas sobre a ocupação do espaço e incorporando as expressões que dialogam com nosso ambiente“, afirma Cauê Alves, curador da mostra. Entre os artistas participantes estão da exposição estão: Artur Lescher, Brígida Baltar, Eduardo Srur, Frans Krajcberg, 
Geórgia Kyriakakis, Kimi Nii, Pedro Motta, Shirley Paes Leme, Vanderlei Lopes, entre outros.
 
Em 1986 – mesmo ano em que o terreno onde hoje é o MuBE foi desapropriado e cedido para a construção do museu – foi criada a Fundação SOS Mata Atlântica, época em que emergia a consciência ecológica e a luta pela democracia e por diversas causas sociais no Brasil. Organizava-se, então, um forte movimento ambientalista no país para estruturar espaços de debate sobre o tema. Na mostra, o público pode visitar uma linha do tempo com imagens, vídeos e informações desta história e conquistas até os dias de hoje.
 
“Nascemos do interesse genuíno de lutar por algo que é de todos e assim devemos nos manter, sempre respeitando as características e funções da natureza para nosso bem-estar. É importante que a sociedade entenda a importância dos movimentos socioambientais. Sempre colaboramos para o debate a partir de dados científicos, na formulação de estratégias relevantes e políticas públicas eficazes para toda a população“, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
 
Ambiental: arte e movimentos
Quando:  até 3 de novembro (terça a domingo), das 10h às 18h. 
Onde: Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)  
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo
Informações: https://www.mube.space/ 
Evento aberto e gratuito
 
Curadoria
Cauê Alves e Marcia Hirota
 
Artistas e naturalista
Alexandre da Cunha   
Artur Lescher
Brígida Baltar 
Camila Rocha
Cássio Vasconcellos
Charles Darwin
Cláudia Jaguaribe
Daniel Caballero
Dudi Maia Rosa  
Eduardo Srur
Frans Krajcberg
Fulvio Pennacchi
Geórgia Kyriakakis
Hugo França
José Pancetti
Kimi Nii      
Luiz Zerbini
Manata Laudades
Pedro Motta
Rodrigo Bueno
Shirley Paes Leme
Vanderlei Lopes
Yiftah Peled
 
ONGs
Fundação SOS Mata Atlântica
Conservação Internacional (CI-Brasil)
Greenpeace
Instituto Socioambiental (ISA)
Fundação Pró-Tamar
Save-Brasil
WWF-Brasil
 
Sobre o MuBE
O MuBE, Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, foi criado em 1986, a partir da concessão do terreno na Av. Europa pela Prefeitura de São Paulo. Surgiu de um movimento de milhares de cidadãos a favor da preservação da qualidade de vida e do verde em uma das regiões mais valorizadas da cidade de São Paulo. Para a construção do prédio do Museu foi realizado um concurso que contou com a participação de vários arquitetos de renome e foi vencido por Paulo Mendes da Rocha, que convidou Roberto Burle Marx para realizar o projeto paisagístico. O MuBE é uma das mais importantes construções brutalistas do mundo, uma das principais obras de Paulo Mendes da Rocha, grande nome da arquitetura brasileira e mundial, vencedor do prêmio Pritzker em 2006, considerado o Oscar da arquitetura mundial, e do Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre outros. Uma maquete do prédio do museu e seu projeto fazem parte hoje do acervo do MoMA de Nova York.
 
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.
 
Informações à imprensa
_________________________________________
Informações para a imprensa
A4&Holofote  -  +5511 3897-4122
Fernando Sant’ Ana | fernandosantana@a4eholofote.com.br

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262