Programa RPPN faz 10 anos com 57 mil ha de mata protegidos

 

Belo Horizonte, 28 de outubro de 2013 —

O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica, parceria entre Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica, está comemorando 10 anos em 2013! O Programa apoia, através de editais, os proprietários interessados em criar ou implementar suas reservas particulares. Nesse período o programa apoiou a criação de 392 novas reservas particulares – sendo 194 já reconhecidas – e a gestão de outras 101 reservas já existentes, num total de 57 mil hectares protegidos.

 

O aniversário do Programa será comemorado amanhã, dia 29/10, em evento na Pinacoteca de São Paulo. A programação contará com apresentação dos resultados do Programa, uma palestra do Dr. Gustavo Fonseca, chefe da divisão de Recursos Naturais do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility - GEF), mesa redonda com Miriam Leitão, comentarista da TV Globo e da rádio CBN, Sérgio Abranches, comentarista da rádio CBN e Beto  Mesquita, diretor do programa Mata Atlântica da CI-Brasil e algumas homenagens às pessoas que fizeram parte dessa história.

 

As RPPNs são unidades de conservação criadas pela vontade do proprietário rural, que decide transformar sua terra em uma reserva e assume compromisso com a conservação da natureza. Elas são importantes para proteger as riquezas naturais e ambientes históricos, além de ajudar na preservação da água, na regulação do clima, na limpeza do ar, no desenvolvimento de pesquisas científicas dentre outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

 

Saiba mais:

 

Programa de Incentivo às RPPNs

 

Como participar

 

Outras informações: www.reservasparticulares.org.br e www.icmbio.gov.br/portal/servicos/crie-sua-reserva.html