Mutirão da Trilha Transcarioca reúne 600 voluntários em um belo domingo de sol no Rio de Janeiro

Voluntários de São Paulo, Porto Alegre, entre outras cidades também participam da iniciativa

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014 —

O objetivo de sinalizar os 34 trechos da Trilha Transcarioca localizados em unidades de conservação que cruzam a cidade do Rio de Janeiro foi alcançado em um único dia e com a ajuda de cerca de 600 voluntários que tiveram a disposição de percorrer, em diferentes grupos, mais de 100 km da maior trilha urbana do país.

O idealizador do projeto e ambientalista Pedro da Cunha e Menezes comenta a importância da Trilha Transcarioca para a cidade do Rio de Janeiro. “A Trilha é um equipamento de uso público que serve como ferramenta de conservação. Sua implantação representa um marco para o turismo ecológico na cidade e contribui para a criação de uma cultura profissional de manejo coordenado entre as diversas unidades de conservação por ela atravessada.”

Nelson Brugger, Presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo, que veio de Porto Alegre exclusivamente para o mutirão ainda ressalta, “além de contribuir para a sinalização da Trilha, vim também para observar como foi feita essa grande mobilização de tantas pessoas em prol de uma iniciativa que torna os parques mais conhecidos pela sociedade e que, pela sua participação ativa, contribui fortemente para a preservação do meio ambiente”.

Assim como Nelson outros voluntários de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro também fizeram parte desta iniciativa que envolveu 23 organizações, entre instâncias públicas das três esferas, organizações do terceiro setor e grupos de excursionistas.

A Trilha Transcarioca deverá estar 100% implementada em 2016.

Contatos para imprensa:    

Mauricio Bianco – Conservação Internacional - Brasil

mbianco@conservation.org.br – (21) 96834-0130

Julia Barroso – ASCOM Parque Nacional da Tijuca

julia.barroso@icmbio.gov.br – (21) 2491-1700 / 99504-9668

Daniella Araujo – ASCOM / SMAC

Daniella.raj@gmail.com – (21) 98909-2018

Mais informações:    https://www.facebook.com/TrilhaTranscarioca

                                                http://mosaico-carioca.blogspot.com.br/