Áreas degradadas do Rio Paraguaçu serão recuperadas

 

Lençois, BA, 09 de dezembro de 2013 —

O projeto Semeando Águas no Paraguaçu foi concebido para garantir que o Rio Paraguaçu continue gerando empregos e criando paisagens deslumbrantes. O primeiro passo para o alcance deste objetivo será dado na terça-feira (10/12), em Lençóis, às 10:30h, com a assinatura do Contrato de Patrocínio ao projeto a ser firmado entre a Petrobras e a Conservação Internacional (CI-Brasil), com a interveniência do Governo de Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inema).

O evento contará com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, do diretor executivo, André Guimarães e do diretor do programa Mata Atlântica, Beto Mesquita, ambos da Conservação Internacional, além de representantes de prefeituras da região, secretários de Meio Ambiente e gestores ambientais.  

O objetivo do projeto é mobilizar os agentes locais em prol da recuperação ambiental da bacia do rio Paraguaçu, na Bahia, implantando ações demonstrativas em campo. Considerado o maior rio totalmente baiano - com 614 quilômetros de extensão, o Rio Paraguaçu nasce na Chapada Diamantina e deságua perto de Salvador, na Baía de Todos os Santos.  

Entre as ações previstas está a realização do diagnóstico socioambiental e do mapeamento da cobertura e uso do solo no Alto Paraguaçu. As etapas do trabalho incluem também o fomento, a adequação ambiental de propriedades rurais no Alto Paraguaçu e a implementação da restauração florestal de matas ciliares e nascentes, em parceria com órgãos ambientais.

O projeto pretende articular e promover, em parceria com o Comitê de Bacia do Alto Paraguaçu e a Sema, a mobilização e a educação ambiental de agentes replicadores no Alto Paraguaçu. Contempla ainda a elaboração do plano estratégico para manutenção e recuperação da capacidade hídrica da bacia, em parceria com o Comitê de Bacia do Alto Paraguaçu e abrangerá uma área de aproximadamente 16.600 km2, englobando os seguintes municípios: Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner. 


Compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de direitos

A Petrobras conta com uma política de patrocínio estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da empresa nas áreas cultural, socioambiental e esportiva. O Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e a promoção de direitos, com investimentos em práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo, gerando resultados para a sociedade e para a empresa.


Ao realizar investimentos sociais, a Petrobras reafirma sua reputação de empresa socialmente responsável, de acordo com o que estabelece seu Plano Estratégico. Ao mesmo tempo, contribui para o fortalecimento das políticas públicas, pois entende que as empresas são capazes de responder às demandas sociais de forma mais eficaz quando disponibilizam competências técnicas e recursos financeiros em sinergia com as ações governamentais e da sociedade civil organizada.

SERVIÇO

Evento: Assinatura do Contrato de Recuperação das Áreas Degradadas do Paraguaçu

Data: 10/12/2013

Horário: 10:30h

Local: Mercado Municipal, rua Aureliano Sá, nº08, Centro /  Lençóis (BA)