PPGBIO abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical faz seleção para 2013.

Macapa (AP), 18 de outubro de 2012 — Estão abertas até 31 de outubro as inscrições do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) para seleção para os cursos de mestrado e doutorado para o ano de 2013. O programa tem como área de concentração a Biodiversidade, dividida em três linhas de pesquisas: caracterização da biodiversidade, gestão e conservação da biodiversidade e uso sustentável da biodiversidade. O PPGBIO é uma parceria da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e Conservação Internacional (CI-Brasil). 


Mestrado - Estão disponíveis 14 vagas para o curso de mestrado, que serão preenchidas de acordo com a disponibilidade dos orientadores. O candidato passará por dois critérios de seleção, um exame eliminatório e um exame classificatório. O exame de caráter eliminatório contará com duas provas, a primeira de inglês e a segunda uma prova escrita temática. O exame classificatório será a análise da carta de intenção, Currículo Lattes e entrevista. Poderá fazer a inscrição quem possuir nível superior cursado em instituição legalmente reconhecida e for aceito por um orientador credenciado pelo curso. 


Para realizar a inscrição ao curso de mestrado, o candidato deverá preencher o formulário que está disponível na secretaria do programa ou no endereço eletrônico www2.unifap.br/ppgbio e também apresentar cópias autenticadas ou o documento original e cópias da carteira de identidade ou de qualquer outro documento de identificação, do CPF, a certidão de nascimento ou casamento, do título de eleitor e comprovante de votação, do diploma devidamente registrado ou atestado de conclusão de curso de graduação, além de duas fotos 3X4, carta de anuência do orientador credenciado pelo programa, carta de intenção do candidato, histórico escolar e curriculum vitae (preferencialmente Currículo Lattes). 


Doutorado - Estão disponíveis 7 vagas para o curso de doutorado, a serem preenchidas conforme disponibilidade dos orientadores. O candidato passará por dois critérios de seleção, um exame eliminatório e um exame classificatório. O exame de caráter eliminatório contará com duas provas, a primeira de inglês e a segunda uma prova escrita temática. O exame classificatório será a análise da carta de intenção, Currículo Lattes e entrevista. Poderá fazer a inscrição quem possuir título de mestre ou similar, legalmente reconhecido em Ciências Biológicas ou áreas afins, ou excepcionalmente, de outras áreas (desde que considerados aptos a desenvolverem a tese proposta) e quem for aceito por um orientador credenciado pelo curso.


Para realizar a inscrição para o curso de doutorado, o candidato deverá preencher o formulário que está disponível na secretaria do programa ou no endereço eletrônico www2.unifap.br/ppgbio e também apresentar cópias autenticadas ou o documento original e cópias da carteira de identidade ou de qualquer outro documento de identificação, do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do título de eleitor e comprovante de votação, além de cópia autenticada ou original do diploma ou certificado do curso de mestrado, do histórico escolar do curso de mestrado e uma cópia impressa ou digital da dissertação de mestrado. Também deverá apresentar duas fotos 3X4, carta de anuência do orientador credenciado pelo programa, carta de intenção do candidato, histórico escolar e curriculum vitae (preferencialmente Currículo Lattes). 


Para Alexandre Brasil, diretor do programa Amazônia da CI-Brasil, o curso, além de gerar e promover conhecimento sobre a biodiversidade do estado, tem o potencial de contribuir para a gestão efetiva do rico capital natural do Amapá, gerando desenvolvimento econômico e social com base sustentável. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Amapá Eliane Tie Oba Yoshioka, que faz parte do quadro de orientadores do programa, o PPGBIO é uma oportunidade de aprendizagem e troca, por meio da qual os alunos constroem informações com o orientador e o orientador aplica essas informações em trabalhos que já estão sendo colocados em prática. “O papel do orientador é proporcionar ao mestrando ou doutorando meios que possibilitem a realização da sua dissertação ou tese, sendo eles de estrutura, financeiros e outros aspectos”, acrescentou a pesquisadora. 


Local das inscrições e mais informações:

Unifap - Campus Universitário Marco Zero do Equador

Secretaria do PPGBIO – Bloco T

Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira, Km 2 – Jardim Marco Zero

CEP 68.902-280 Macapá-AP, Brasil

Fone: (96) 3312-1757 - Fax (96) 3312-1741

E-mail: ppgbio@unifap.br


Calendário

05/11/12 - Prova de inglês

07/11/12 - Divulgação do resultado dos aprovados na prova de inglês.

09/11/12 - Prova de conhecimento 

13/11/12 - Divulgação do resultado da fase eliminatória.

14/11/12 - Apresentação, na Secretaria do PPGBIO, dos documentos

comprobatórios do currículo pelos candidatos aprovados na fase eliminatória.

19/11/12 - Divulgação do resultado da fase eliminatória e convocação para entrevista

20 e 21/11/2012 - Entrevistas no Bloco T, Campus da Unifap, Macapá-AP

22/11/12 - Divulgação da classificação final dos candidatos aprovados na seleção.